A tv da Xuxa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraga, José Luiz-
Autor(es): dc.creatorMontoro, Tânia Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:42:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:42:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-27-
Data de envio: dc.date.issued1992-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637933-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1992.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho contempla o estudo o estudo do programa infantil de maior audiência na tv brasileira no período de 1987 a 1992, o programa "Xou da Xuxa". Transmitido diariamente pela maior rede de televisão do país, inaugura uma forma de fazer televisão para crianças condicionando sua existência e sucesso a uma relação estreita com a indústria do lazer e do consumo infantil. Ao mesmo tempo, ele se conforma num ritmo agitado, aconcorado numa loira sensual, que foi transportada de revistas de prazer masculino para a tela da TV. Procuramos analisar como se efetua a representação do feminino, através da imagem e modelo de mulher proposto no programa, e ainda, que condições do social "sugerem" e ou possibilitam a construção desta imagem e da própria representação. A partir da identificação de um campo de ambiguidades e conflitos na transformação dos papéis sexuais nas sociedades contemporâneas, procuramos analisar o comportamento da TV, no atendimento a demandas simbólicas geradas por esse processo social, partindo do entendimento de que os meios de comunicação incorporam e estruturam as representações coletivas. O estudo do programa faz uma análise da imagem, nas suas representações do próprio público e do tratamento que outros veículos de comunicação fornecem a estas representações. O trabalho foi centrado na análise cultural efetuada pelos "Estudos Culturais" (Cultural Studies) que concebem a cultura como uma arena de luta constante por significados entre os grupos que detêm o poder e aqueles que lutam pelo poder; e a mídia e a linguagem como desempenhando um papel crucial na construção de sentidos na medida em que fazem parte das relações sociais e experiências culturais vivenciadas pela sociedade contemporânea. As conclusões indicam que houve uma mudança substantiva na concepção da infância e criança na mídia, tornando a primeira mercadoria e a segunda, como um agentes de consumo. Na que tange a representação do feminino, a análise indica que o modelo proposto pelo programa, desdobrado em vários signos compartilhados por adolescentes de uma geração, é elaborado a partir de um ponto de vista adulto e masculino, acelerando a sexualidade e o ingresso precoce do adolescente no mundo adulto. Ainda, demonstra como a ambigüidade e polissemia do discurso do programa permitem múltiplas intersecções com as mudanças recentes operadas na família especialmente no que tange ao papel da mulher, na escola e na própria concepção dos jovens dos anos 90.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis focuses on the most widely viewed children' 5 television program in Brazil in the 1937-1992 period, the "Xou da Xuxa". Broadcast daily by the country's largest television network, the program introduced a new form of television programming for children, closely linked the leisure industry and protection of children's consumption. Keeping up a frenetic pace, the program is anchored by a sensual blond transported from the pages of men's magazines to the television screen. In our study of this program, we analyse how the feminine role is represented through the image of women projected by the program as well as the social conditions that "suggest" or make possible the construction of the image and its projection. On the basis of Identification of a field of ambiguities and conflicts involving changing sexual roles in contemporary society, we seek to analyse the way in clúch television meets the symbolic demands generated by this social process. We assume that the mass media incorporate and structure collective representations. We analyse the imagem of women, the representations of the audience and the treatment than other media give to these representations. The study draws on the insights afforded by "Cultural Studies", which conceive culture as an arena of constar, that struggle for meaning among groups that hold power and those that struggle for it. Media and language are seen as playing a crucial role in the construction of meanings, as part of social relations and cultural experiences of contemporary society. We conclude that there was a substantial change in the concept of childhood and children in the media and that the former became a commodity while the latter were turned into consumers. As for the feminine figure, the analysis indicates that the model proposed by the program, through different signs shared by a generation of adolescents, is constructed from and adult male perspective and thus accelerate development of adolescent sexuality and stimulates prematuro entry into the adult world. Furthermore, the ambiguity and polysemic nature of the discourse of the program have multiple intersections with recent changes in family lifes, especially with regard to the role of women, in school and in the self—image of youth in the nineties.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão e crianças-
Título: dc.titleA tv da Xuxa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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