Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:41:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:41:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36755-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637759-
Descrição: dc.description: O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do Paraná Provincial.-
Descrição: dc.description: This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná has been explained and understood. Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context of the Provincial Paraná.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - história-
Palavras-chave: dc.subjectParaná-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Título: dc.titlePontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná-
Título: dc.titlePoints and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of Paraná-
Título: dc.titlePuntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.