A concepção de autonomia de professores da rede pública de ensino do DF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTacca, Maria Carmen Villela Rosa-
Autor(es): dc.creatorTormena, Cleyde de Alencar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637602-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa as concepções e significações de autonomia de professores do ensino fundamental e como essas concepções se expressam nas práticas pedagógicas, no contexto de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foi feita pesquisa de campo, com diferentes instrumentos de pesquisa, considerando os conceitos de autonomia de alguns autores, a fim de coletarmos dados sobre as concepções de autonomia desses professores e identificarmos as práticas pedagógicas autônomas, que foram analisadas na perspectiva daqueles autores. Esta pesquisa procurou destacar a abrangência das condições de trabalho docente, no que concerne às políticas públicas, legislação, histórias de vida e práticas pedagógicas desenvolvidas tanto por professoras do ensino fundamental, anos/séries iniciais, como por professoras-cursistas de formação continuada e suas professoras formadoras. O exercício da autonomia de professores do sistema público de ensino perpassa por frequentes adequações, pautadas nas identidades profissionais de cada professor e nas formas de enfrentamento às condições organizacionais estabelecidas pelos gestores institucionais. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analises the autonomy conceptions and meanings of elementary school teachers and how this conceptions are expressed in pedagogical practices, in public schools in Distrito Federal. A field research was made, with differents tools, considering the autonomy concepts from some authors, to get datas about the autonomy conceptions of this teachers and to identify the autonomies pedagogical practices, which were analised in the perpective of that authors. This research seek to show the scope of the work conditions, considering the publics politics, laws, life histories of teachers and pedagogical practices developed for elementary school teachers, teachers in a courses and the course teachers. The practice of autonomy in teachers from public schools goes through adaptations frequently, based in professional identity of each teacher and theirs ways of be against the structure established by the institutional directors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - escola pública - autonomia-
Título: dc.titleA concepção de autonomia de professores da rede pública de ensino do DF-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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