O uso de organizadores prévios elaborados com trechos de textos históricos originais como recurso de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Maria Helena da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Thiago França da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9122-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637230-
Descrição: dc.descriptionMestrado (dissertação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.-
Descrição: dc.descriptionNo presente estudo buscou-se explicitar os critérios operacionais para a elaboração de organizadores prévios citados por David P. Ausubel, revendo para tanto, a evolução da própria ideia de organizador, dos termos utilizados por Ausubel e das transposições feitas pelos seus colaboradores, para assim poder: (a) identificar as concepções alternativas dos alunos a respeito do tema a ser estudado; (b) elaborar e testar os organizadores construídos a partir da utilização de textos científicos originais. O organizador prévio apresentado aos alunos foi desenvolvido a partir de trechos de textos originais da obra de Einstein, Sobre a electrodinâmica dos corpos em movimento, e Einstein e Infeld, A evolução da Física. Com o objetivo de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes, desenvolveu-se uma estratégia em três etapas: (1) proposta de elaboração de um texto descritivo (redação); (2) aula expositiva; e (3) aplicação de um bloco de questões dissertativas. Especificamente com relação ao organizador, percebeu-se que, por se tratar de um material relativamente factual, o processo de ancoragem embora tenha sido evidenciado, não pareceu de todo ótimo. Embora se tenha percebido apenas um pequeno efeito facilitador em relação à assimilação de conceitos, entendeu-se que esse trabalho não deve ser feito apenas em um momento específico do processo de aprendizagem de que o aluno participa. Os conceitos devem ser identificados, mapeados, verificados periodicamente e depois, ao final de cada ciclo de ensino médio, para que possam ser verificadas as relações de aquisição ou assimilação, obliteração, modificação, disponibilidade, retenção, desenvolvimento cognitivo e prontidão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to express the operational criteria used to prepare the advance organizers cited by David P. Ausubel. For this purpose, it was reviewed the evolution of the device itself, the organizer as such, the terms used by Ausubel and the transpositions made by his collaborators, to be able to; (a) identify the learner´s alternative conceptions concerning the topic to be learned; (b) to elaborate and test the organizers built from the original scientific texts. The advance organizer presented to the students was developed from excerpts taken from the following original texts: On the dynamics of moving bodies (Einstein) and Evolution of Physics (Einstein and Infeld). In order to verify the student´s previous knowledge, it was developed a three stages strategy: (1) a proposal to write a descriptive composition; (2) an expository class; and (3) an application of a set of discursive questions. In relation to the organizer in particular, it was perceived that being a relatively factual material, the anchoring process despite being evident, was not satisfactory. Even though it was found a slightly facilitative effect concerning the assimilation of concepts, it was understood that this work cannot be done merely in one specific moment of the learning process in which the student participates. The concepts have to be identified, mapped, verified periodically and at the end of each of the secondary school year, to be able to confirm the relations of acquisition or assimilation, obliteration, modification, availability, retention, cognitive development and promptitude.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino - ciência-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - história-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitiva-
Título: dc.titleO uso de organizadores prévios elaborados com trechos de textos históricos originais como recurso de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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