Dramaturgia da atuação cômica : o desempenho do ator na construção do riso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMota, Marcus Santos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, José Regino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/637046-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é refletir sobre o papel do ator na encenação cômica, as necessidades e especificidades que envolvem o trabalho do ator na construção do Riso. Para isso foram confrontados os estudos de Freud sobre o Chiste e sua Relação com o Inconsciente, o Sistema das Ações Físicas elaborado por Stanislavski, relatos de experiências colhidas em entrevistas com artistas que trabalham com a arte cômica ou já tiveram experiências com essa arte, minhas experiências com o grupo de Teatro Celeiro das Antas, como professor no departamento de Artes da Universidade de Brasília e como Palhaço. A análise desse material permitiu listar procedimentos para serem usados pelo ator com o objetivo de provocar o Riso. Muitos desses procedimentos são usados não apenas pelos atores, mas também pelas pessoas que utilizam o Riso como forma de comunicação. A proposta é ampliar o repertório de possibilidades dos artistas que trabalham com a produção do Riso. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to understand actor’s role in comical performances, as well as the specific characteristics and necessities which involve the actor’s work in provoking laughter. To achieve this goal, different proposals and experiences were compared: Freud´s studies on Jokes and Their Relations to Unconscious; the Method of Physical Action created by Stanislavski; different experiences told in interviews with artists who work with comical performances; as well as the author’s own experience in the Brazilian group Celeiro das Antas, as a teacher at the performance arts department in the University of Brasilia (Brazil) and as a clown. The analysis of such elements permitted to achieve a list of procedures to be applied by an actor in order to lead to laughing. Many of these procedures are adopted not only by actors but also by other professionals who use humor as a mean of communication. The research intends to enlarge the range of possibilities to the artists who work provoking laughter and creating humor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectRiso-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectPalhaço-
Palavras-chave: dc.subjectEspécie do cômico-
Palavras-chave: dc.subjectProcedimento cômico-
Palavras-chave: dc.subjectAtuação cômica-
Palavras-chave: dc.subjectAção física-
Palavras-chave: dc.subjectAção cômica-
Palavras-chave: dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939-
Palavras-chave: dc.subjectStanislavski-
Título: dc.titleDramaturgia da atuação cômica : o desempenho do ator na construção do riso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.