Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36758-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636970-
Descrição: dc.descriptionDialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.-
Descrição: dc.descriptionDiscussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it.-
Descrição: dc.descriptionDialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfi ca, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas signifi cadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identifi car y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducação e Filosofia - ( CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - séc. XIX-
Palavras-chave: dc.subjectParaná-
Título: dc.titleEntre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)-
Título: dc.titleEntre griegos y troyanos : culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)-
Título: dc.titleBetween greeks and trojans : school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.