Representações sociais do desenvolvimento humano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ângela Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCunha, Gleicimar Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23443-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636957-
Descrição: dc.descriptionNesse estudo, interessou-nos conhecer os elementos das representações sociais do desenvolvimento humano em suas diferentes fases. Foi realizado um estudo orientado metodologicamente pela Teoria do Núcleo Central. Um questionário de categorização foi preenchido por 210 educadores distribuídos em quatro subgrupos (60 educadores de crianças, 60 de adolescentes, 60 de adultos e 30 de idosos). Além dos elementos constituintes das representações de desenvolvimento, esse estudo permitiu-nos identificar sua organização interna. Nossos resultados mostram que a criança foi associada com brincadeiras, inocência e dependência; o adolescente com transformações no corpo, crises existenciais e sexualidade; o adulto com produtividade, trabalho, estabilidade e, o idoso com sabedoria e experiência.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to identify elements of social representations about life-span development, guided by the Theory of the Central Core. A questionnaire was filled out by 210 educators, distributed in four groups (60 children educators, 60 adolescent educators, 60 adult educators and 30 senior citizen educators). The study allowed the idenfication of elements of social representations about development and its internal organization. The results indicated that the child was associated with games, innocence and dependence; the adolescent with body transformations, existencial crisis and sexuality; the adult with productivity, work, stability and the senior citizen with wisdom and experience.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 maio 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores-
Título: dc.titleRepresentações sociais do desenvolvimento humano-
Título: dc.titleSocial representations of human development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.