Televisão fechada no Brasil : identidade e alienação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Lavina Madeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636933-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central deste ensaio é questionar a efcácia explicativa da noção de entretenimento no ambiente midiático contemporâneo, em particular nas programações da televisão fechada no Brasil. a noção de entretenimento obscurece processos formativos de valores, identidades, de objetivação da experiência cotidiana e de aprendizado e padronização de estilos de vida presentes na complexa e dinâmica estrutura dos diversos gêneros presentes nas atuais produções televisivas de expressiva audiência no ambiente da televisão fechada no Brasil. O entendimento dessas produções e de sua lógica performativa requer a apropriação de um leque sofisticado de conceitos cujos atributos esclarecem os termos de sua estruturação e eficácia junto ao público assinante. O campo semântico, teórico e explicativo onde foi concebido já está superado desde a crítica frankfurtiana, a semiologia francesa, os estudos de recepção e, em especial, a sociologia desenvolvida pelos estudos culturais. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article questions the explicative effectiveness of the idea of entertainment in today’s mediatic environment, particularly in Brazil’s cable TV programs. This idea of entertainment obfuscates formative processes of values, identities, quotidian experience, learning, and the standardization of lifestyles in the complex and dynamic structure of the diverse genres of current television productions that are watched by large audiences. Understanding these programs and their performative logic requires the appropriation of a sophisticated range of concepts that can clarify the terms of their structure and effectiveness among cable TV subscribers. The semantic, theoretical and explicative feld in which cable TV was conceived has already been superseded since the Frankfurtian critique, French semiology, reception studies, and especially the sociology developed by cultural studies. The latter studies offer new ways of viewing this subject, which go beyond the theoretical feld where the idea of entertainment was heretofore widely accepted.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index. Acesso em: 26 fev. 2013.revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/index.-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão a cabo-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão por assinatura-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectEntretenimento-
Título: dc.titleTelevisão fechada no Brasil : identidade e alienação-
Título: dc.titleClosed television in Brazil : identity and alienation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.