Análise do contexto da roda de choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLara Filho, Ivaldo Gadelha de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriela Tunes da-
Autor(es): dc.creatorFreire, Ricardo José Dourado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12540-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000100016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636916-
Descrição: dc.descriptionA Roda de Choro oferece um rico ambiente para análise tanto do contexto musical da performance quanto do contexto social que nutre as relações musicais. No presente artigo, essa especificidade é analisada a partir do conceito de ordem musical estabelecido por John Blacking (1995). A coleta de dados da pesquisa foi realizada a partir de observações etnográficas e entrevistas com os músicos participantes do universo do Choro. A análise dos discursos e dos registros pode auxiliar na identificação dos elementos que compõem esta ordem musical dentro do Choro conforme a proposta do etnomusicólogo. O contexto ilustrado na discussão é uma Roda de Choro regularmente realizada em um bar de Brasília com a presença de músicos vindos de vários lugares do Brasil. Os relatos dos chorões apontam para a importância da existência de Rodas para manutenção e recriação da tradição musical do Choro. Foi possível compreender que, para esse gênero musical, uma série de fatores extra-musicais interfere de modo significativo nas performances dos músicos. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe Roda de Choro offers a rich environment in order to analyze the musical context of performance and the social context which nourishes the musical relations. This article aims at analyzing the relationship of both musical and social contexts according to the concept of musical order established by John Blacking (1995), who argues that "music cannot exist without the perception of order that organizes sound". Empirical data was carried through interviews and based on ethnographic field work realized during eighteen months in a live music restaurant in Brasilia. Through discourse analysis and registers analysis it was possible to identify elements which form musical order inside the Choro according to the musician's proposal. Analyses unveil the role of Rodas de Choro as social contexts for maintaining and to recreating choro musical tradition. As a musical gender, Choro involves a whole set of extra-musical factors that impacts musicians' performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEscola de Música da UFMG-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPer Musi - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 mar. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectChoro - música-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - história e crítica-
Título: dc.titleAnálise do contexto da roda de choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking-
Título: dc.titleThe roda de choro musical and social analysis based on John Blacking's concept of musical order-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.