A utilização de instrumentos musicais e aparatos computacionais como estratégia de promoção da aprendizagem significativa no campo conceitual da física ondulatória, na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Célia Maria Soares Gomes de-
Autor(es): dc.creatorPinto, Marcelo Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636785-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.-
Descrição: dc.descriptionA observação de que a Física Ondulatória, principalmente a que envolve os instrumentos musicais, é pouco trabalhada no ensino médio público e ainda menos na Educação de Jovens e Adultos nos levou a procurar estratégias a fim de auxiliar na mudança deste quadro. Nesta pesquisa, essencialmente qualitativa, utilizamos o auxílio de aparatos tecnológicos como vídeos interativos, a Internet, softwares, gravadores e produtores de sons, e, sobretudo, instrumentos musicais em sala de aula, na implementação de uma estratégia de ensino, embasada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud e na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A partir da intervenção estruturada sobre estes fundamentos e respeitando as características dos alunos Jovens e Adultos e da estrutura escolar que os atende, obtivemos avanço em termos de aprendizagem, ainda que discreto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe observation that the Physics of Waves, especially the one involving musical instruments, is not much worked in the public high school and even less in the Education of Young and Adult led us to seek strategies to help change this situation. In this research, mainly qualitative, we used the aid of technological devices such as interactive video, Internet, software, writers and producers of sound and, above all, musical instruments in the classroom to implement the education strategy, based on the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud and Meaningful Learning Theory of David Ausubel. From the structured intervention on these grounds and respecting the characteristics of youth and adult students and the school structure that meets the obtained improvement in terms of learning, yet discreet.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectOndas sonoras-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático - instrumentos musicais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Título: dc.titleA utilização de instrumentos musicais e aparatos computacionais como estratégia de promoção da aprendizagem significativa no campo conceitual da física ondulatória, na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.