Fotocena : uma cena suspensa de um devir teatral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamara, Rogerio José-
Autor(es): dc.creatorBarrenechea, Ana Paula Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:39:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:39:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636763-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa formula possibilidades de composições fotográficas a partir de um campo híbrido entre fotografia, performance, teatro, ficção e manipulação digital. A principal contribuição da dissertação é a formulação do neologismo fotocena como uma manifestação artística que se apropria de alguns elementos considerados secundários ao fazer teatral para criar um discurso imagético no campo da fotografia, sua fabricação desloca o referente fotográfico de seu espaço tradicional e o ressignifica porque o artificializa, o teatraliza, inventa sua encenação. Para indicar que tipos de fotografia se adequam ao neologismo fotocena analisamos trabalhos artísticos como os de Cindy Sherman, Jeff Wall, Eillen Cowin, Elinor Carucci, Sophie Calle, Karen Knorr, Sandy Skoglund, Ruth Sousa; as séries: Bolinhas, Sobre sombrinhas e galochas, Ela sonha com scarpins e Copo sujo desenvolvidas por mim.-
Descrição: dc.descriptionThe present research formulates possibilities of photographic compositions from a hybrid field between photography, performance, theathre, fiction and digital manipulation. The main contribution of the dissertation is the formulation of the photoscene neologism as an artistic manifestation that appropriates some secondary elements of the theatrical labour to create an imagnation discourse in the field of photography. The fabrication of the photoscene moves the photografic referent from its traditional space and resignifies it by artificializing it, theatricalises, invents its staging. To indicate what types of photography are apropriate to the photoscene neologismo, we analyze artística Works such as the ones from Cindy Sherman, Jeff Wall, Eillen Cowin, Elinor Carucci, Sophie Calle, Karen Knorr, Sandy Skoglund, Ruth Sousa; the series: Bolinhas, Sobre sombrinhas e galochas, Ela sonha com scarpins and Copo sujo coined by me.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso imagético-
Palavras-chave: dc.subjectNeologismo-
Palavras-chave: dc.subjectManipulação digital-
Título: dc.titleFotocena : uma cena suspensa de um devir teatral-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.