Investigação sobre a medição de desempenho em pequenas empresas hoteleiras do nordeste brasileiro

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Autor(es): dc.contributorMiranda, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorLeite, Daniela Cíntia de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2004-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636600-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2004.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta os resultados da investigação sobre a medição de desempenho dos pequenos empreendimentos hoteleiros, bem como as características inerentes a essa medição, buscando fazer um diagnóstico dessa operação estratégica no setor. O foco do estudo foi a região Nordeste, tendo sido pesquisadas empresas das cidades de João Pessoa, Natal e Recife. Para atingir os objetivos propostos na pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica, tendo como finalidade levar a pesquisadora ao conhecimento do que já foi explorado na literatura especializada. Foi realizada uma pesquisa de campo, através de questionários estruturados, envolvendo sessenta e dois pequenos empreendimentos hoteleiros, com o propósito de identificar o estágio da medição de desempenho. Os resultados revelam que os pequenos empreendimentos hoteleiros utilizam-se de um sistema de medição simples e não estruturado, embora considerem a medição de desempenho um fator importante para o negócio. Os participantes do processo de produção, transformação e comunicação das informações de desempenho são, principalmente, os clientes, seguindo-se os empregados. O contador também é citado, embora, segundo a pesquisa, esse profissional não atenda a demanda de informações que atendam as expectativas dos empresários.-
Descrição: dc.descriptionThis study presents the results of an investigation on performance measurement of small hotel businesses, showing the characteristics of the measurements, in an attempt to develop a diagnostic of this sector’s strategic operation.The focus of the study was the northeastern region. Small hotel businesses in Joao Pessoa, Natal and Recife were researched. To attain the objectives of the research, a review of the literature was included, with the objective to gather knowledge on the matter. A field research was developed using structured questionnaires among sixty two hotel businesses, with the objective to identify the level of performance measurement system. The results of this study shows that small hotel businesses use a simple, non-structured method for measuring performance, despite the fact that they consider the measurement of performance an important factor for their businesses. The clients and the employees are the major participants of the production, transformation and communication processes relating to providing information on performance. The accountant is also mentioned, although this professional does not meet the expectations of the employers, with report to the information provided.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectHotelaria & turismo-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade gerencial-
Título: dc.titleInvestigação sobre a medição de desempenho em pequenas empresas hoteleiras do nordeste brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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