A presença de empresas brasileiras na África : incentivos, atrativos e motivações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna Filho, Pio-
Autor(es): dc.creatorVilas-Bôas, Júlia Covre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:38:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:38:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636488-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2014.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem o objetivo de entender as causas do crescimento da presença de empresas brasileiras durante o governo Lula da Silva (2003-2010), em especial a escolha dos principais destinos dessas empresas no continente, quais sejam, África do Sul, Angola, Líbia e Moçambique. Foram analisados os incentivos governamentais às empresas que atuam na África – com ênfase nas visitas presidenciais, feiras de negócios, cooperação técnica para a África, mecanismos de proteção ao investimento, a Política de Desenvolvimento Produtivo, perdões de dívida e o financiamento estatal, por meio do BNDES -, os atrativos locais do continente em geral e dos quatro destinos especificamente e as motivações das empresas – com as contribuições da Marcopolo e Petrobras. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis master thesis aims to understand the causes of the growing presence of Brazilian companies during Lula da Silva tenure (2003-2010), in particular the choice of the main destinations of these companies in Africa, namely, South Africa, Angola Libya and Mozambique. The main issues analyzed were government incentives to companies operating in Africa were analyzed - with emphasis on presidential visits, trade fairs, technical cooperation to Africa, investment protection mechanisms, the Productive Development Policy, debt relief and state financing through BNDES - the local attractions of the continent in general and specifically the four destinations and motivations of companies - with contributions from Marcopolo and Petrobras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectÁfrica-
Palavras-chave: dc.subjectComércio exterior - Brasil - África-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno Lula-
Título: dc.titleA presença de empresas brasileiras na África : incentivos, atrativos e motivações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.