Análise dos programas nacionais de financiamento para renovação de frota dos transportadores autônomos

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Autor(es): dc.contributorRocha, Carlos Henrique Marques da-
Autor(es): dc.creatorArruda, Bruna Denise Lemes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:37:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:37:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8425-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636283-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010.-
Descrição: dc.descriptionO transporte rodoviário de carga é responsável por cerca de 60% da movimentação nacional de cargas, com uma frota de quase 2,0 milhões de veículos. Os transportadores autônomos se apresentam em maior quantidade e a maior parte da frota pertence a eles (55,6%). A idade média dos veículos destes transportadores é de aproximadamente 23 anos. Essa frota antiga produz externalidades negativas para a sociedade, como o aumento dos custos operacionais, gastos sociais com os acidentes e poluição atmosférica, além de redução da arrecadação governamental devido à isenção de pagamento do IPVA. Com o intuito de mitigar essas externalidades, nos últimos anos o governo federal vem promovendo programas de financiamento para a renovação dessa frota. Contudo, esses programas têm se mostrado ineficazes. Este trabalho apresenta uma análise dos últimos programas de renovação da frota de caminhões, identificando seus pontos falhos. As análises mostram que a ineficácia desses programas resulta do alto custo do dinheiro emprestado e das severas exigências de garantia exigidas. Este trabalho oferece subsídios para o desenvolvimento de novos programas para renovação de frota. Os subsídios fundamentam-se na análise social de projetos, na vida econômica dos veículos e na capacidade financeira dos transportadores autônomos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe road freight transportation system is responsible for approximately 60% of the national cargo handling, with a fleet of almost 2 millions vehicles. Carriers autonomous come in greater quantity and most of the fleet belongs to them (55,6%). The average fleet age of these carriers is approximately 23 years. This old fleet brings some negative impacts to the society, like the increase of the operational costs, social expenses with accidents and atmospheric pollution, besides of the reduction of governmental depositary due to the IPVA payment tax exemption. In order to mitigate these externalities, in the last years the federal government has been promoting funding programs for the renewing of this fleet. However these programs have proved ineffective. This work shows an analysis of the last renewing programs of the truck fleet, showing their deficiencies. The analysis shows that the ineffectiveness of these programs results from the high cost of borrowed money and the harsh warranties required. Addicionally it offers subsidies to a new fleet renewing program. The subsidies are based on social analysis of projects, in the economical life of the vehicles and the financial standing of autonomous.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário de carga-
Palavras-chave: dc.subjectTransportadores autônomos-
Título: dc.titleAnálise dos programas nacionais de financiamento para renovação de frota dos transportadores autônomos-
Título: dc.titleAnalysis of the national programs of financing to the independents dumpers fleet renewing-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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