Bibliotecas escolares : tendências globais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
Autor(es): dc.creatorCasarin, Helen de Castro Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:37:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:37:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23396-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636182-
Descrição: dc.descriptionEste artigo aborda as transformações do processo de ensino-aprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes di-versificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da in-formação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilha-mento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas preci-sa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses the technology and teaching/learning process transformation and the impact of these changes at the school libraries, specifi-cally in terms of collection development, space design and the role of librarians. The literature analysis shows a tendency to adopt learning models based on col-laborative construction of knowledge, with an emphasis on understanding learn-ing and teaching activities in several environments. The school libraries can accept and subsidize the varied teaching activities, transforming itself not only in a place of information appropriation, but also in a place where knowledge is produced through connected and diversified collaborative activities. The librari-an needs to strengthen their domination of technology in order to obtain, man-age, produce and share information. The reading incentive continues to be im-portant but it needs to be expanded to different media and formats.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEm Questão - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais. Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697/38415. Acesso em: 26 abr 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleBibliotecas escolares : tendências globais-
Título: dc.titleSchool libraries : global trends-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.