Contribuições da sociolinguística educacional para materias de formação continuada de professores de língua portuguesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
Autor(es): dc.creatorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:37:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:37:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/636026-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese apresenta uma investigação das contribuições da Sociolinguística Educacional para materiais de Formação continuada de professores. O corpus de análise é a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – Rede, política pública oferecida pelo Ministério da Educação do Brasil. De modo geral, pretende-se analisar as concepções de língua presente nos materiais dos cursos de formação de professores e a maneira como tais concepções evidenciam aspectos sociolinguísticos para o aluno/professor, como a noção de “certo” e “errado”, variação linguística, mudança linguística e preconceito linguístico. Objetiva-se também observar se os estudos sociolinguísticos e os estudos sobre letramento contribuirão para os cursos de formação continuada de Professores do Ensino Fundamental e para a melhoria da educação em português brasileiro como língua materna. De forma específica, pretende-se verificar como os materiais para formação continuada de professores: definem a norma-padrão e as variedades prestigiadas; lidam com a variação entre fala e escrita: apresentam o amplo continuum de gêneros textuais entre a fala mais espontânea e a escrita mais monitorada; tratam os fatos gramaticais; abordam a variação linguística. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis presents an investigation of the contributions of Educational Sociolinguistics to the continuing education of Elementary School teachers. The corpus of analysis is the Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – REDE, issued by the Brazilian Ministry of Education. In general, it is intended to examine the concepts of language in the materials for teachers’ continuing education and to analyze how they deal with sociolinguistic issues such as "right" and "wrong", linguistic variation, linguistic change and linguistic prejudice. It is also an aim of the present study to observe if Sociolinguistics and the Studies on Literacy will contribute to the continuing education of Elementary School teachers and to the improvement of education in our mother tongue. In particular, it is intended to examine how the materials for teachers’ continuing education define the standard and prestigious varieties of the language; deal with the variation in speech and writing; show the broad continuum of text genres between the more spontaneous speech and more monitored writing; treat grammatical facts; deal with linguistic variation. __________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis presenta una investigación de las contribuciones de la Sociolinguística Educacional a la formación continuada de los docentes de Enseñanza Fundamental. El corpus de análisis es la Rede Nacional de Formação Continuada de Professores – REDE, ofrecida por el Ministerio de Educación de Brasil. En general, se tiene la intención de examinar los conceptos de lengua en los materiales de los cursos de formación continuada para profesores y la forma en que estos conceptos muestran aspectos sociolinguísticos para el alumno/docente como "derecho" y "malo", variación linguística, cambio linguístico y prejuicio linguístico. El objetivo es también observar si los estudios de la sociolinguística y los estudios sobre el letramento contribuirán para los cursos de educación continua de profesores de Enseñanza Fundamental y el mejoramiento de la educación en lengua materna. En particular, objetiva-se compruebar como los materiales para la educación continua de los profesores: definen estándar y las variedades de prestigio; hacen frente a la variación entre el habla y la escrita: mostran el amplo continuum entre la habla más espontánea y la escrita más monitorada; tratan factos gramaticales, tratan la variación linguística.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleContribuições da sociolinguística educacional para materias de formação continuada de professores de língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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