Aplicações do estudo do cálculo integral no nível básico de ensino associado à resolução do cálculo de áreas de figuras planas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuviaro, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorDias, Marco Antônio Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:36:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:36:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18601-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/635699-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.-
Descrição: dc.descriptionApresentamos neste trabalho uma pequena reflexão do que é o Cálculo Diferencial e Integral. Partimos da ideia inicial de áreas de figuras planas elementares e incrementamos nossa discussão com o cálculo aproximado da área do círculo. Através da construção de várias ferramentas matemáticas, demonstramos resultados já esperados e apresentamos o cálculo de áreas de figuras básicas com outro enfoque, além de discutirmos a obtenção de áreas para regiões que não são triviais para um aluno do Ensino Médio. O uso dessas ferramentas se faz contínuo para aqueles que trabalham com a tecnologia atual e se mostra cada vez mais necessária sua inserção na sociedade, de modo menos temeroso e desmitificado.-
Descrição: dc.descriptionWe present a short reflection of what are the Differential and Integral Calculus. We start from the inicial idea of elementary plane figure's area and ampliffed the scope of our discussion for the approximate calculation of the disk. By building various mathematical tools, we were able to demonstrate results already expected and presented the calculation of basic figure's areas with an alterantive approch, and also discussed ways to obtain areas for regions wich are not trivial for a high scoll student. The use of these tools is made itself necessary continuosly for those working with current technology and is each day more required in their insertion into society, in a less fearful and desmystified way.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo diferencial-
Título: dc.titleAplicações do estudo do cálculo integral no nível básico de ensino associado à resolução do cálculo de áreas de figuras planas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.