Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMelo, Edinizis Belusi de-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Thaís Regina-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:36:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:36:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29837-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/635698-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.-
Descrição: dc.descriptionPurpose: to characterize the language of oralized hearing impaired adolescents attending regular school, as well as the perception of the teacher about this student's communication. Methods: sample of spontaneous speech of adolescents with pre-linguistic severe to profound hearing loss and interview with their teachers. Results: the main difficulties presented by individuals in clinical assessment were concerning to the abstract language and speech intelligibility; teacher reports were in relation to argumentation in written tests and conversation with more than one person. Conclusion: despite the hearing loss that such individuals present, they have obtained a good and effective communication performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista CEFAC - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 3 abr. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Título: dc.titleLinguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores-
Título: dc.titleOral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers report-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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