“Trabalhador feliz é mais produtivo?” A relação entre bem-estar no trabalho, satisfação no trabalho e desempenho individual no trabalho e o papel dos componentes da estrutura organizacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho Junior, Francisco Antonio-
Autor(es): dc.creatorFogaça, Natasha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:36:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:36:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15765-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/635554-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2014.-
Descrição: dc.descriptionA hipótese “trabalhador feliz, produtivo” afirma que os funcionários felizes, cujas necessidades são satisfeitas em seus locais de trabalho, apresentam maior desempenho, que os empregados infelizes. Essa é uma afirmação consolidada pela sociedade empresarial, mas com pouquíssimas referências empíricas. Portanto, o objetivo da presente pesquisa consiste em analisar, empiricamente, os efeitos que a satisfação e o bem-estar com o trabalho geram sobre o desempenho individual no trabalho investigando o papel moderador que os componentes da estrutura organizacional exercem nessa relação. Para o alcance do objetivo principal foram desenvolvidos dois estudos. O Estudo I, de natureza quantitativa, apresentou o modelo teórico hipotetizado para esta pesquisa e o teste da hipótese proposta. A amostra final foi composta por 134 participantes, de uma organização privada de grande porte e de um órgão da administração pública federal. Para a elaboração do questionário utilizado foram utilizados quatro instrumentos: Medida de Auto-Avaliação de Desempenho no Trabalho, Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), Escala de Satisfação no Trabalho (EST) e Escala de Percepção de Componentes de Estrutura Organizacional. Os resultados encontrados no modelo de regressão demonstraram que as variáveis “idade”, “bem-estar no trabalho”, “satisfação no trabalho”, “componentes da estrutura organizacional” são responsáveis por explicar 64% da variância (R² = 0,643) da variável critério, desempenho individual no trabalho. Também foi verificado o caráter moderador da variável “componentes da estrutura organizacional”, pois sua inserção aumentou a variância explicada da variável critério. O Estudo II, de natureza qualitativa, foi dedicado para a identificação da percepção dos participantes sobre a hipótese trabalhada. O grupo focal foi realizado na mesma organização pública participante do Estudo I e contou com um grupo composto por sete pessoas de diversas áreas: Dois gestores e cinco servidores. Apesar de seu caráter complementar, o Estudo II possibilitou levantar algumas hipóteses para estudos quantitativos futuros; por exemplo, o clima organizacional poderá aumentar positivamente a relação entre bem-estar no trabalho e desempenho individual no trabalho e a estrutura física estará positivamente associada com o desempenho individual no trabalho. Após todas as discussões desenvolvidas, depreende-se que as duas principais contribuições desse trabalho foram: 1) encontrar o efeito preditivo do bem-estar no trabalho na relação com desempenho, e; 2) identificar o efeito moderador dos componentes da estrutura organizacional. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe hypothesis "happy, productive worker" states that happy employees, whose needs are satisfied in their workplace, have greater performance than unhappy employees. This is a consolidated statement for the business society, but with very few empirical referents. Therefore, the aim of this research is to examine empirically the effects that job satisfaction and well-being at work generate on the individual performance at work, investigating the moderating role that the components of the organizational structure play in this relationship. To achieve the main objective, two studies were developed. The Study I, quantitative in nature, presented the hypothesized theoretical model for this research and the test of the proposed hypothesis. The final sample consisted of 134 participants, of a private large organization and a federal public administration. For the development of the questionnaire, four instruments were used. The results of the regression model showed that the variables "age", "well-being at work", "job satisfaction", and "components of organizational structure" are responsible for explaining 64% of the variance (R² = 0.643) of the variable criteria, individual job performance. It was also observed the moderating role of the variable "components of organizational structure" because its inclusion increased the explained variance of the dependent variable. The Study II, of qualitative nature, was devoted to the identification of the participants' perceptions about the worked hypothesis. The focus group was conducted in the same public organization used in the Study I and had a group of seven people from different areas: two managers and five employees. Despite their complementary nature, the Study II made it possible to raise some hypotheses for future quantitative studies, for example, the organizational climate can positively enhance the relationship between well-being at work and individual work performance, and physical structure will be positively associated with individual performance at work. After all the discussions developed, it appears that the two main contributions of this work were: 1) find the predictive effect of well-being at work in relation to performance, and 2) identify the moderating effect of the components of the organizational structure.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstrutura organizacional-
Título: dc.title“Trabalhador feliz é mais produtivo?” A relação entre bem-estar no trabalho, satisfação no trabalho e desempenho individual no trabalho e o papel dos componentes da estrutura organizacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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