Mídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Dione Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBatista, Roseli Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:34:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:34:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/635038-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2004.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa pressupõe a existência de uma relação dialética entre conhecimento, informação e cidadania na interface entre os campos da Comunicação e da Educação. A partir de uma oficina colaborativa com professores de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, traça-se um perfil caracterizado por quatro categorias, que vão desde um perfil acrítico e sem habilidade para inovar nos processos de ensino-aprendizagem (Perfil A) até o perfil do Educomunicador (Perfil D), aquele que é crítico, tem habilidade para trabalhar com os recursos midiáticos e está preparado para inovar. Dois níveis intermediários são mapeados entre o Perfil A e o D: o Perfil B, em que o educador faz uma leitura crítica desses meios, porém não tem habilidade para utilizá-los de maneira estruturada; e, o Perfil C, em que o professor utiliza os meios criticamente, tem certa habilidade para lidar com as tecnologias midiáticas mas não apresenta habilidade para inovar. O Referencial Teórico propõe e discute a recepção do sujeito, a funcionalidade da notícia jornalística, a notícia como conhecimento e as suas diferenças, a educomunicação, a leitura do mundo, a complexidade do conhecimento, a cidadania e o acesso à informação, o multiculturalismo e a formação continuada dos professores.-
Descrição: dc.descriptionThe research assumes the existence of a dialectic relation among knowledge, information and citizenship in the interface between Communication and Education. From a collaborative workshop with teachers of a public school in Distrito Federal, a profíle is traced showing the 4 categories that vary from a no criticai and without capacity to innovate the teach-leaming process profile (Profíle A) to a “EDUCOMUNICADOR” (Profíle D), the one that is criticai, the one that has abilities to work with the resources from media and is ready to innovate. Two intermediate leveis had been listed between the profiles A and D: Profile B in which the educator does a criticai reading of these ways; however, he doesn’t have abilities to use them in a prearranged way; and, Profile C in which the educator uses the ways critically, and also has abilities to deal with the media technologies but, he doesn’t have any ability to innovate. The theoretical referential suggests and debates the subject reception, the functionality of the jomalistcs news, the news as knowledge and its differences, the EDUCOMUNICATION, the world interpretation, the knowledge complexity, the citizenship and the access to information, the multiculturalism and the continuous process of teacher training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Título: dc.titleMídia e educação : relações entre informação, conhecimento e cidadania-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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