Feminilidades fílmicas de Sebastián Lelio, visualidades queer e educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Belidson-
Autor(es): dc.contributorFernández, Tatiana-
Autor(es): dc.creatorRabelo, Danilo Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:34:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:34:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634995-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é um estudo sobre visualidades queer e educação por meio da análise das representações de feminilidades em três longas-metragens do cineasta chileno Sebastián Lelio: Glória (2013), Uma Mulher Fantástica (2017) e Desobediência (2017). Nesses filmes, as personagens encenam mulheres que lidam com as expectativas de normas de gênero do mundo ocidental. O objetivo foi explorar essas representações em articulação com posicionamentos e relações entre gênero, sexo, currículo e cultura visual. Trata-se de análise concebida sob o viés dos estudos da Educação da Cultura Visual e da Teoria Queer, e que se valeu da interpretação crítica fílmica e da pesquisa documental sobre essas abordagens. Nessa investigação, ao se estudar, especialmente, os conceitos de “performatividades de gênero” de Judith Butler (1990/2016), da “pedagogia da desobediência” de Dennis Atkinson (2018) e da noção de “estranhar o currículo” de Guacira Louro (2018), foi possível identificar outros modos de olhar e de estabelecer novos entendimentos sobre as representações fílmicas de feminilidades. Além disso, permitiu-se questionar o que se considera como “normal” na nossa sociedade, até mesmo no que diz respeito às normas de feminilidades.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is a study on queer visualities and education through the analysis of representations of femininities in three feature films by the Chilean filmmaker Sebastián Lelio: Gloria (2013), A Fantastic Woman (2017) and Disobedience (2017). In these films, the characters stage women who deal with the expectations of gender norms in the Western world. The objective was to explore these representations in conjunction with positions and relationships between gender, sex, curriculum, and visual culture. This is an analysis conceived under the bias of the studies of Visual Culture Education and Queer Theory, and that used the filmic critical interpretation and documentary research on these approaches. In this investigation, when studying, especially, the concepts of “gender performativity” of Judith Butler (1990/2016), the “pedagogy of disobedience” of Dennis Atkinson (2018) and the notion of “strange curriculum” of Guacira Louro (2018), it was possible to identify other ways of looking and establishing new understandings about the filmic representations of femininities. In addition, it allowed us to question what is considered as “normal” in our society, even about the norms of femininities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes cinematográficos-
Palavras-chave: dc.subjectFeminilidades-
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia queer-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Título: dc.titleFeminilidades fílmicas de Sebastián Lelio, visualidades queer e educação-
Título: dc.titleSebastián Lelio´s film femininities, queer visualities and education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.