Mudando o curso? : reversão de políticas nas eleições de 2002

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMueller, Bernardo Pinheiro Machado-
Autor(es): dc.creatorCabello, Andrea Felippe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:34:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:34:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634827-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração e Economia, Departamento de Economia, 2010.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho busca elucidar as questões: em que medida o “Lula candidato” (conforme apresentado aos eleitores em 2002) se assemelha ao “Lula presidente” (após um mandato no cargo) aos olhos do eleitor? Como isso altera a opinião dos eleitores acerca de Lula? Os eleitores de fato sabiam em que candidato estavam votando em 2002?. Antes de se esclarecer como se busca fazer isso, contextualizar-se-á a literatura relevante ao assunto. O trabalho está dividido da seguinte forma: a seção 2 trata da literatura acerca de mandatos e representatividade – o objetivo é esboçar a discussão acerca da importância para a democracia de se seguir promessas de campanha; a seção 3 trata de modelos espaciais de eleição – seu objetivo é mostrar quais são os resultados esperados de acordo com a literatura, sendo escrita por ordem de complexidade até abordar os principais modelos considerados no trabalho, o de Alesina e Cukierman (1990) e o de Cukierman e Tommasi (1998); a seção 4 trata da literatura sobre voto no Brasil – sua perspectiva é mais empírica e busca estabelecer fatos estilizados sobre eleições presidenciais no Brasil; a seção 5 trata do contexto específico das eleições presidenciais de 2002, foco do trabalho; a seção 6 considera a trajetória de Lula e do PT que culminaram com a campanha realizada em 2002; a seção 7 trata da metodologia e dos resultados, enquanto a seção 8 traz as conclusões do trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - ciência política-
Título: dc.titleMudando o curso? : reversão de políticas nas eleições de 2002-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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