Identidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Fabrícia Teixeira-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Patrício Câmara-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Letícia de Castro do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:34:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:34:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30126-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634730-
Descrição: dc.descriptionA constituição da identidade acontece na interação com o outro e nas atividades que são desenvolvidas em uma configuração estética de si. Neste artigo, apresentamos uma proposta teórica para o estudo sobre identidade docente a partir da descrição e da análise das dinâmicas narrativas de uma mestranda estagiária de docência do ensino superior. O foco do estudo proposto ampara-se na psicologia histórico-cultural e no dialogismo proposto por Bakhtin. Diante disso, as entrevistas foram realizadas com uma professora em uma universidade pública do Centro-Oeste. A partir das análises das narrativas, identificamos a construção da identidade da professora acontecendo na intersubjetividade com os alunos em um movimento complexo em que a constituição de si acontece como processo dialógico e estético.-
Descrição: dc.descriptionThe identity’s construction happens in the interaction with the other and in the activities developed in an aesthetical configuration of the self. In this article, we introduce a theoretical proposal for the study about a teacher’s identity from the description and analysis of the dynamic narratives of an intern master of the higher education. The focus of the proposed study bolsters on the historical-cultural and in the dialogism proposed by Bakhtin. In view of this, the interviews were conducted with a teacher in a public Brazilian university. From the analysis of the narratives, we identified the teacher’s identity construction going on in the intersubjectivity with students in a complex movement that the construction of the self happens as a dialogical and aesthetical process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500202&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia social-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo-
Título: dc.titleIdentidade na narrativa : a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno-
Título: dc.titleIdentity in narrative : constitution of identity and the female teacher’s aesthetic in the interaction with students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.