Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Viviane Cristina-
Autor(es): dc.creatorGonzalez, Carolina Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:33:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:33:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36602-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-4148-5414-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-1603-768X-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634488-
Descrição: dc.descriptionSerão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados.-
Descrição: dc.descriptionFulfilling our scientific and political commitment with a critical explanation, in situated social practices, of ways of acting and relating (as inter-actions); systems of knowledge (as representations), as well as ways of identifying and identifying identity (as identifications) in terms of power-knowledge-subjectivities in gender relations, we discuss here an aspect of the complex ongoing social process of construction of the concepts of “social gender” and “sexuality” in national political-pedagogical policies, specifically, here, in the “Parâmetros Curriculares Nacionais”. We conclude that there are social actors such as family and a school who are negatively assessed and sexuality and gender are taken as a unique and indistinct concepts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise crítica do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção lexical-
Palavras-chave: dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais-
Título: dc.titleSeleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais-
Título: dc.titleLexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "parâmetros curriculares nacionais"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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