A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea

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Autor(es): dc.contributorMartinez, Elisa de Souza-
Autor(es): dc.creatorSantos, Franciele Filipini dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20261-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634373-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva sobre a contribuição de algumas exposições de “Arte, ciência e tecnologia” (ACT) ocorridas a partir de 1968 até o ano de 2012, para tornar viável a construção de uma historiografia da arte contemporânea (HAContemp). Desse modo, estrutura sua abordagem em cinco capítulos, em que o capítulo 1 discute dissensos conceituais a respeito das terminologias “arte contemporânea” e ACT, trazendo o conceito de ciberespaço, que funciona como um conceito operacional para o desenvolvimento da pesquisa. O capítulo 2 trata sobre a curadoria e suas particularidades nas mostras de ACT, e discute a inserção da produção de ACT no campo da arte, a partir de três exposições e seus projetos curatoriais. O capítulo 3 apresenta duas bienais brasileiras com mostras específicas de ACT e a busca pelo seu processo de legitimação, tomando como base os projetos curatoriais. No capítulo 4, defende-se o processo de consolidação da produção artística de ACT, a partir de duas situações expositivas e seus discursos curatoriais. Por fim, o capítulo 5 retoma os questionamentos da pesquisa, respondendo-os a partir da abordagem sobre as exposições de ACT, apresentando essa produção sob o entendimento do que fora denominado no contexto dessa tese, de conceitos revisitados e conceitos instaurados no campo da arte. Apresenta também, argumentos e situações sobre o modo como a produção de ACT se relaciona com o sistema da arte contemporânea, a partir das publicações “Historicizar Arte e Tecnologia: fabricar um método, estabelecer um cânone” (2009) e New Media, Art-Science, andContemporary Art: Toward a HybridDiscourse (2011),de Edward A. Shanken, com o objetivo de defender uma historiografia da arte contemporânea (HAContemp) que compreenda a produção de ACT em seu discurso poético e teórico.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to develop a critical and reflexive analysis of the contribution of a number of “Art, science and technology” (ACT, in the Portuguese acronym) exhibitions that took place from 1968 to 2012, with a view to enabling the creation of a historiography of contemporary art. In this context, the approach is structured into five chapters, the first of which discusses conceptual dissents over the “contemporary art” and ACT terminologies, introducing the cyberspace concept, which is used as an operational concept in the development of the research. Chapter 2 focuses on curatorship and its aspects in the ACT exhibitions, discussing how ACT production is inserted in the art field, based on three exhibitions and its curatorship projects. Chapter 3 presents two Brazilian biennial international exhibitions with specific ACTsegments and the pursuit of their legitimation process based on the curatorship projects. Chapter 4 upholds the process of consolidation of ACT art production, relying on two expository situations and their curating discourses. Lastly, chapter 5 reviews the research questions, providing answers based on the approach to ACT exhibitions, featuring such production in the light of the understanding of the conclusions of this dissertation, of revisited concepts and of established concepts in the art field. It also presents arguments and situations related to the way ACT production is linked to the contemporary art system, based on Edward A. Shanken’s publications “Historicizar Arte e Tecnologia: fabricar um método, estabelecer um cânone” (2009) and “New Media, Art-Science, and Contemporary Art: Toward a Hybrid Discourse” (2011), with the aim of supporting a historiography of contemporary art that encompasses ACT production in its poetic and theoretical discourses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia - arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectCuradoria - artes-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Título: dc.titleA contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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