Ironia e negatividade em "A Rainha dos Cárceres da Grécia", de Osman Lins

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Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
Autor(es): dc.creatorFlores, Eiliko Lutz Pfeiffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:32:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:32:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634251-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo a análise do romance A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins, procurando perceber de que modo a ironia que fundamenta seu procedimento formal e estético articula uma forte negatividade crítica. Essa negatividade articulada por meio da ironia, em muitas das diversas possibilidades e manifestações que esta permite, se dirige a várias esferas. Entre outros temas, em uma rara capacidade de abrangência e problematização, o romance de Osman Lins trabalha questões fundamentais ligadas ao sistema literário brasileiro; à literatura e aos problemas de representação; à crítica literária e aos complexos problemas políticos e culturais que a envolvem; ao estado-nação, à identidade de seus habitantes e à segregação social; à indústria cultural e aos meios de comunicação de massa; aos mecanismos ideológicos de dominação, junto à hipertrofia da razão instrumental; ao período ditatorial em que está inserido o livro e, de forma ampla, a questões que remetem ao quadro internacional, como o apagamento da história, a internacionalização do capital e a expansão de mecanismos hegemônicos e imperialistas bem como a posição peculiar e própria ao Brasil dentro desse panorama. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research is an analysis of Osman Lins´s novel A Rainha dos Cárceres da Grécia. Irony is a fundamental figure in the novel. The main porpose is to indicate how irony in the novel is capable of reaching a powerfull and critic negativity. That negativity, spread in the novel through its irony, reaches many spheres. Among others, Osman Lins´s subjects in A Rainha dos Cárceres da Grécia include topics about the Brazilian literary system; literature in general and some problems about literary representation; literary criticism and the political and cultural issues that sorround it; Brazilian national state, the identity of its population and social segregation; cultural industry and mass-media; ideological instruments of social domination and the privilege given by those instruments to practical reason; the Dictatorship in Brazil in the seventies, when the book was conceived and released, and some topics concerning the global context at that time, such as the disappearance of history , the growth in the international circulation of monetary capital and the expansion of hegemonic and imperialist domination, as well as the Brazilian role in that global perspective, from that period to the present days.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica literária-
Título: dc.titleIronia e negatividade em "A Rainha dos Cárceres da Grécia", de Osman Lins-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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