Influência dos valores humanos, tipo de julgamento e atribuição de significado na intenção de voto ao cargo de governador do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorres, Cláudio Vaz-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alan Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:32:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:32:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634173-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou verificar a influência dos Valores Humanos Pessoais, do significado e do tipo de julgamento na intenção de voto ao cargo de Governador do Distrito Federal. Valores Humanos são metas que são utilizadas como princípios que guiam a vida do indivíduo. O significado é semelhante ao significado psicológico que se refere a reações afetivas e percepções subjetivas de um indivíduo em relação a um objeto. Dois são os tipos de julgamento: o afetivo e o racional. Os objetivos do estudo foram (1) investigar poder preditivo dos tipos motivacionais dos Valores Humanos Pessoais sobre a intenção de votar em candidatos ao cargo de Governador do DF, (2) investigar a maneira que os valores humanos irão influenciar essa escolha segundo o Modelo das Duas Rotas proposto por Allen e Ng (1999). Segundo esse modelo os Valores Humanos Pessoais influenciam de forma direta quando os indivíduos valorizam o significado simbólico e fazem um julgamento afetivo e de forma indireta quando os indivíduos valorizam o significado utilitário e fazem um julgamento racional. Os instrumentos utilizados foram: Perfil dos Valores Pessoais de Schwartz e a Escala de Julgamento e Significado do Produto (Allen & Ng, 1999), adaptada para os objetivos do presente estudo. Os dados foram coletados no Distrito Federal, duas semanas antes do primeiro turno das eleições para Governador, com uma amostra de 958 sujeitos. Foram realizadas regressões logísticas diretas e seqüenciais para cada grupo que possuía a intenção de votar em cada um dos candidatos. Os resultados indicaram que diferentes tipos motivacionais foram preditores significativos na intenção de voto em diferentes candidatos, indicaram ainda que a Rota Direta foi a mais utilizada por todos os grupos que possuíam a intenção de votar em cada um dos candidatos analisados. Considera-se essa pesquisa um avanço nos estudos sobre marketing político no Brasil e uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estratégias de marketing político, em especial a segmentação. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present study intends to verify the influence of the Personal Human Values, the meaning and the type of judgment in the vote’s intention to Governor of the Distrito Federal. Human Values are goals that are used as principles that guide a person’s life. The meaning is similar to the psychological meaning that relates to the affective reactions and subjective perceptions of an individual in relation to an object. There are two types of judgment: affective and rational The purpose of the study was: (1) to investigate predictive power of the motivational types of the Personal Human Values on the intention to vote in candidates to Governor of the Distrito Federal, (2) to investigate the way that the Human Values will influence this choice according to the Two Routes Model considered by Allen and Ng (1999). According to this model, the Personal Human Values influence directly when the individuals value the symbolic meaning and make an affective judgment and in an indirectly way when individuals value the utilitarian meaning and make a rational judgment. The used instruments had been: Portrait Questionnaire by Schwartz and The Meaning and Judgment Scale (Allen & Ng, 1999), adapted for the purpose of the present study. The data had been collected in the Distrito Federal, two weeks before the first turn of the elections for Governor, with a sample of 958 people. Direct and sequential logistic regressions had been carried out for each group who had the intention to vote in each one of the candidates. The results had indicated that different motivational types had been significant predictive in the intention of vote in different candidates, had indicated despite the Direct Route was used by all the groups who had the intention to vote in each one of the analyzed candidates. This study is considered an advance in the studies on political marketing in Brazil and an important tool for the development of political marketing strategies, in special the segmentation of markets.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectValores sociais - psicologia do comportamento político-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectVoto - política-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing político-
Título: dc.titleInfluência dos valores humanos, tipo de julgamento e atribuição de significado na intenção de voto ao cargo de governador do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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