Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBrandão, Hugo Pena-
Autor(es): dc.creatorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Isa Aparecida de-
Autor(es): dc.creatorVieira, Fernanda Teles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:32:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:32:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6138-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634135-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados “estratégia e operações”, “resultado econômico”, “clientes”, “comportamento organizacional”, “processos internos” e “sociedade”. Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator “sociedade”, que parecem necessitar de aprimoramento.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed at developing a scale to evaluate management competencies. It was intended to identify competencies that would be relevant to the performance of bank managers, as well as to verify whether such managers express those competencies at work. The data were collected through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 331 bank managers, and the data were submitted to descriptive and factorial analysis. Results revealed 31 management competencies, which were grouped into six factors named “strategy and operations”, “economic output”, “customers”, “organizational behavior”, “internal processes” and “society”. In the participant’s self-evaluation, in general, they indicated to reasonably express those competencies at work, except for those associated to the “society” factor, which seem to need improvement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise fatorial-
Título: dc.titleDesenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais-
Título: dc.titleDevelopment and internal structure of a management competencies scale-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.