A construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Charlene de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:32:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:32:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/634057-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa está vinculada a uma proposta maior de trabalho que envolve uma investigação das relações construídas entre as rotinas, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança como promotoras da qualidade na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo geral foi analisar numa turma de jardim I, como as rotinas contribuem para a construção da qualidade na educação infantil. Para tanto, não apenas analisamos como as rotinas estavam organizadas e a que objetivos cumpriam, como também identificamos como elas se vinculavam às praticas cotidianas de sala de aula. Ainda identificamos o papel da professora no planejamento e organização destas. Para esse estudo, contribuíram: Andrade (2007); Barbosa (2006); Kuhlmann Jr. (1998); Machado (2007); Oliveira (2002, 2007); Vygotsky (1996, 1998, 2000); Sousa (1998, 2006); Zabalza (1998) dentre outros. No encaminhamento metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa realizada em 2008, numa instituição pública de educação infantil do Distrito Federal. O trabalho de campo entrelaçou diferentes instrumentos de construção de dados: observação participante, entrevista, análise de documentos paralela ao uso de conversações e fotografias. A análise dos dados foi realizada com base no referencial teórico e com o auxílio de indicadores de qualidade elaborados no decorrer da pesquisa vinculados ao RECNEI (1998) e aos PNQEI (2006). Ao longo do trabalho concluímos que a construção das rotinas contribuiu significativamente para a estruturação de uma educação infantil de qualidade e que nós educadores possuímos papel chave nesse processo ao desenvolver vínculos afetivos promotores e favorecedores à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research is bound to a broader work proposal involving an investigation on the relations built between the routines construction and the child development and learning as promoters of the quality on child education. On this direction, its general objective is to analyze in a classroom of kindergarten 1, how the routines contribute to the building of quality on child education. We’ll, thus, analyze not only the way routines are organized, and the objectives to which they are connected, but we’ll also identify the role of the teacher on the planning and organization of these routines. The contributors for this study were: Andrade (2007); Barbosa (2006); Kuhlmann Jr. (1998); Machado (2007); Oliveira (2002, 2007); Vygotsky (1996, 1998, 2000); Sousa (1998,2006); Zabalza (1998), and others. A qualitative approach was used as a methodological routing, which was done in a public institution of child education of the Federal District, in 2008. The field work involved different tools for the construction of data: participative observation, interviews, document analysis, and parallel to conversations, drawings and photos. The data analysis was made based on the indicators of quality built along with the research bound to the RECNEI (1998) and to the PNQEI (2006). During the research and analysis work it was concluded that the routines construction can significantly contribute for the building of a quality on child education and we educator also that the has a key role in this process of developing the affective links which, at the same time, promote and favors the learning and the development of the child.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do desenvolvimento-
Título: dc.titleA construção das rotinas : caminhos para uma educação infantil de qualidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.