Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartino, Luiz Cláudio-
Autor(es): dc.creatorCunha, Raquel Cantarelli Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:31:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:31:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633748-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de comunicação, 2010.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho analisa os conceitos de cultura e de comunicação em Raymond Williams, na tentativa de compreender as relações que se estabelecem entre o campo da Comunicação e os Estudos Culturais. Para tanto, é apresentado um breve panorama do campo da Comunicação e dos Estudos Culturais britânicos e também passa em revista os conceitos de cultura nas ciências sociais. São analisadas algumas das principais contribuições do pensamento de Williams – como sua proposição de Sistemas de Comunicação – os quais relacionamos com as mais destacadas correntes do campo da Comunicação. O trabalho critica a idéia de que os Estudos Culturais teriam superado o saber comunicacional, alargando e transformando o sentido do campo da Comunicação. Tal afirmação seria tão inapropriada quanto, em outro extremo, o emprego dos Estudos Culturais como “instrumento” útil, para pesquisadores em comunicação, no estudo da audiência. Uma das conclusões é que o conceito de comunicação em Williams seria um viés de investigação da cultura, portanto, um ponto de vista inverso ao do saber comunicacional, para o qual a cultura é um viés para o estudo da comunicação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the concepts of culture and communication in Raymond Williams, in an attempt to understand the relationships established between the field of Communication and Cultural Studies In order to achieve this, it presents a brief overview of the field of Communication and British Cultural Studies and it also reviews the concepts of culture in social sciences. It considers some of the main contributions of the thought of Williams - and his proposal of Communication Systems - which we relate to the schools of the field of Communication. This work criticizes the idea that Cultural Studies would have outperformed the communication knowledge, extending and transforming the meaning of the field of Communication. Also inappropriate as is the other extreme, the use of Cultural Studies as a "tool" useful for researchers in communication, in audience studies. One of the conclusions is that the concept announced in Williams should be a bias in the investigating culture is therefore a point of view opposite to that of communication knowledge, for which culture is a bias for the studying of communication.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e cultura-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias da comunicação-
Título: dc.titleOs conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.