Ensino Médio integrado no Distrito Federal : um diálogo entre teoria e prática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Olgamir Francisco de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Robson Santos Camara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:31:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:31:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633612-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou analisar a efetividade da implementação da proposta norteadora de EMI (Ensino Médio Integrado) no Distrito Federal. O referencial teórico pesquisado contribuiu para desvelar os aspectos fundamentais do EMI, ao desvelar a relação trabalho-educação subjacente a integração da educação profissional com o ensino médio. Entendendo-se, o trabalho enquanto princípio ontológico do desenvolvimento humano e cognitivo; a educação enquanto sistematização e apropriação do saber historicamente construído pela humanidade. Estes fundamentos subsidiaram a compreensão da concepção preconizada na proposta norteadora do EMI. Dessa forma, buscou-se identificar como essa referida proposta é apropriada pelos gestores e professores da SEDF. A pesquisa utilizou-se os procedimentos técnico-metodológicos que consistiram em entrevista semi-estruturada e pesquisa documental. Utilizou-se para desvelar os dados da pesquisa a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a proposta norteadora não está sendo efetivada em sua implementação no Distrito Federal. Observa-se que os diferentes atores participantes da proposta de EMI do Distrito Federal não se apropriaram das concepções presentes na proposta norteadora, o que impossibilita a sua efetivação enquanto práxis. Outro aspecto evidenciado, é que a proposta do Distrito Federal se distancia do principio da integração ao trazer elementos que introduzem conceitos formativos externos à proposta norteadora do EMI. Contudo, torna-se premente a necessidade de reformular a proposta do Distrito Federal e submetê-la a um amplo debate com a sociedade, de forma que os atores participantes se apropriem dos conceitos que a fundamenta, aproximando-os da concepção da proposta norteadora em seu princípio educativo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study search he effitivity ofe the implement guide poposal of the Distrito Federal. The theorrical referencial ieavched contri buite to zealons the fundamental aspect of the integrated high school, to careful 01 relation between education-work underlino the integration of professional education with high school. We see the worker as ontologia principle of the human development knowable, the education while sistematization and appropriation 01 the kanotegde built by humanity. These basis subsidized the comphreesion of concepetion of this guide Proposal. We identify this proposal is apropriated by the managers and teachers of SDF. The search use action methodologia such interview and documental Search. The Result show us that guide proposal is not being putting into effect in his own implementation at Distrito Federal we obseve that the participants octors of this proposal to not appropriate by themselves of this concepetion it made difficult its practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - trabalho - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleEnsino Médio integrado no Distrito Federal : um diálogo entre teoria e prática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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