Pode nos chamar de Trim Tab : a construção de uma educação voltada para a emancipação humana por meio da organização da escola em rede distribuída

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Gilberto Lacerda-
Autor(es): dc.creatorLétti, Mariana Marlière-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:31:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:31:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21600-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633574-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA atual crise da educação é estudada e explorada por inúmeros pesquisadores, das mais variadas vertentes metodológicas, com diversos objetivos. No entanto, em geral, apresentam-se apenas soluções e alternativas paliativas que, por não atingirem o cerne da questão, não vislumbram uma real modificação do paradigma educacional. Nesse sentido, é possível encontrar uma série de fórmulas prontas que se propõem a tornar a educação mais atrativa para a nova geração de estudantes e, consequentemente, mais útil para o mercado. Ao agregar, por exemplo, as mídias sociais e os dispositivos móveis à educação, podemos modernizar a escola com certeza, mas não resolver suas mais urgentes questões. A solução da crise por que passa a educação depende de uma revolução, a mesma por que já passa o mundo no dias de hoje. A era do capitalismo está no seu fim, e há o surgimento de um novo paradigma econômico: o collaborative commons, ou economia colaborativa. Logo, a educação, para fazer sentido neste novo momento, precisa romper com a lógica do capital e se reinventar. A economia colaborativa se fundamenta, organizacionalmente, em redes distribuídas, nas quais cada indivíduo é um nodo fundamental. Acreditamos ser este o caminho que a educação deva seguir. A partir da observação do funcionamento das mídias sociais digitais, com o objetivo de compreender como o rompimento com a organização centralizada da escola pode de fato estimular a formação de indivíduos emancipados e por meio do viés do materialismo histórico-dialético, realizamos dois estudos de caso e uma pesquisa-ação. No âmbito desses três campos, foi possível analisar algumas das consequências do rompimento com a rede centralizada, que caracteriza a educação tradicional, bem como a viabilidade de outros formatos de rede.-
Descrição: dc.descriptionThe current crisis in education has been studied and explored by many researchers, under different method-ological features, in order to achieve distinct goals. However, in a general manner, these studies have pre-sented only palliative solutions and some alternatives, not reaching though the heart of the matter. Besides, they do not foresee a real change on the educational paradigm. In this sense, it is possible to find a multiplicity of formulas that aims to achieve a more attractive education for the new generation of students and, therefore, an educational system that presents itself as equally useful to the capital process. By adding, for example, social media and mobile devices in education, we can surely modernize the school, although still not being able to solve its most pressing issues. The solution to the education crisis depends on a revolution, the same one that is occurring in a global dimension nowadays. The capitalism era is at its end, and we can point the emergence of a new economic paradigm: the collaborative commons, or collaborative economy. Therefore, in order to understand the new times approaching, education must break up with the capital logic and reinvent itself. The organizational bases of collaborative economy holds itself on distributed networks, in which each individual is a key node. We believe this is the way education should work. Applying observation methods, we investigated the ways by which digital social media operates, aiming to understand how, by breaking up with the centralized organization, schools can actually stimulate emancipation features on its individuals. Using concepts of historical and dialectical materialism, we conducted two case studies and an action research. Within those three fields, it was possible to analyze some consequences of breaking up with the centralized network, a feature of traditional education, as well the viability of other network formats.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo histórico-
Título: dc.titlePode nos chamar de Trim Tab : a construção de uma educação voltada para a emancipação humana por meio da organização da escola em rede distribuída-
Título: dc.titleCall us Trim Tab : building an education for human emancipation through a school organized through a distributed network-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.