Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:30:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:30:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15907 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633420 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, narram suas coleções – e por fim, algumas vezes, a si mesmos –, no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo “constitua um passado” e corteje uma arte em processo de legitimação. Para tanto, analisamos nove museus de arte fundados entre 1965 e 1995. Numa análise comparativa, nossas formulações buscaram evidenciar polêmicas “apaziguadas” em torno de uma arte atual, em pleno processo de “patrimonialização” e seus efeitos nas questões identitárias de cada comunidade abordada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper intends to understand how contemporary art museums, usually seen as memory institutions, describe their collections – and, sometimes, themselves – with the intention of construct a narrative project that at the same time “constitutes a past” and woos an art in legitimating process. We, therefore, have analyzed nine art museums founded between 1965 and 1995. Our formulations, using a comparative analysis, sought to show polemics “appeased” around current art, in an ample “heritaging process” and their effects on the identity issues of each community approached. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação de História - PUC-SP | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Projeto História - Esta revista oferece acesso aberto de todo seu conteúdo e pode ser consultada, baixada, impressa, copiada e distribuída sem prévia autorização do editor responsável ou do autor. Isto está de acordo com as definições de acesso aberto da B.O.A.I. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Título: dc.title | Memória, patrimônio e arte : a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros (1965-2005) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: