Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAbbad, Gardênia da Silva-
Autor(es): dc.creatorZerbini, Thaís-
Autor(es): dc.creatorSouza, Daniela Borges Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:30:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:30:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14126-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633312-
Descrição: dc.descriptionO investimento em treinamento, desenvolvimento e educação continua sendo um diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. O presente estudo se insere nesse conjunto de reflexões. Seu objetivo é descrever brevemente o contexto e o foco das pesquisas sobre treinamentos a distância (TAD) no Brasil, no período de 2003 a 2009, a partir de pesquisa bibliográfica e de dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAED). A revisão da produção de conhecimentos em EAD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação corporativa, qualificação profissional e avaliação. O ritmo das pesquisas é incompatível com o acelerado crescimento desse tipo de aprendizagem em organizações. Outras considerações são realizadas e uma agenda de pesquisa é proposta. _________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionInvestment in training, development and education is a competitive advantage for organizations. In this context, distance learning education (EAD) is regarded as a viable possibility in the construction of mechanisms which encourage continuous learning and acquirement of skills throughout life. The present study is within the set of reflections. Its goal is to briefly describe the context and focus of research on distance training in Brazil, from 2003 to 2009, based on literature and data review at the Brazilian Statistical Yearbook of Education Open and Distance (ABRAED). The production review of knowledge in distance education in Brazil shows the need for more research in corporate education, professional training, and evaluation. The pace of research is incompatible with the rapid growth of this type of learning in organizations. Other considerations are taken and a research agenda is proposed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Natal) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 set. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Título: dc.titlePanorama das pesquisas em educação a distância no Brasil-
Título: dc.titleOverview of researches in distance education in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.