Infraestrutura de transporte e crescimento econômico no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBertussi, Geovana Lorena-
Autor(es): dc.creatorEllery Junior, Roberto de Goes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:30:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:30:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28660-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000400006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633311-
Descrição: dc.descriptionO artigo investiga o impacto dos gastos públicos em transportes sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros entre 1986 e 2007 utilizando dados em painel. Além do modelo tradicional de efeitos fixos, optou-se por rodar também um modelo de regressão quantílica. Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram que o investimento público no setor de transportes provoca efeito positivo e estatisticamente significante sobre o desempenho econômico de longo prazo dos estados brasileiros e contribui potencialmente para a redução da desigualdade de renda entre eles. Ainda de acordo com as evidências empíricas encontradas, os gastos públicos em infraestrutura de transporte são mais produtivos nas regiões menos desenvolvidas do país (regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Dessa forma, mostra-se que as políticas públicas implementadas no país são de extrema relevância para a promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento regional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThis article intends to investigate the impact of the public spending on transports over the economic growth in the Brazilian states between the years of 1986 and 2007, using panel data. Besides the traditional model of fixed effects, it was also decided to run a quantile regression model. The results of this study showed that public investment in transportation causes positive and statistically significant effect on the long-term economic performance of the Brazilian states and potentially contribute to the reduction of income inequality between them. Also according to the empirical evidence found, public spending on transportation infrastructure is more productive in less developed regions of the country (North, Northeast and Midwest). Thus, the paper shows that public policies implemented in the country are very important for promoting economic growth and regional development in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsJournal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico-
Palavras-chave: dc.subjectDespesa pública-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes-
Palavras-chave: dc.subjectRegressão quantílica-
Palavras-chave: dc.subjectDados em painel-
Título: dc.titleInfraestrutura de transporte e crescimento econômico no Brasil-
Título: dc.titleTransport infrastructure and economic growth in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.