Narrativas docentes e suas representações acerca do ensino médio integrado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jeremias Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36032-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633158-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA presente temática está vinculada ao grupo de pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”, liderado pela professora Doutora Lívia Freitas Fonseca Borges, da Universidade de Brasília – UnB. Versa sobre as representações docentes acerca do ensino médio integrado. O currículo integrado se propõe a ofertar ao estudante, na mesma instituição e com apenas uma matrícula, um curso capaz de habilitá-lo na formação geral de ensino médio, juntamente com uma habilitação profissional técnica no mesmo nível de escolaridade. Por isto, demanda professores de disciplinas gerais e de disciplinas técnicas. Atualmente, estes profissionais ingressam na Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (REPT) em uma única carreira de magistério: a de Ensino Básico e Educação Superior, Técnico e Tecnológico (EBTT). Os docentes de EBTT constituem um grupo diversificado quanto às suas formações, bem como as diversas áreas de atuação. Na REPT, espera-se que atuem com o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão, em diversos níveis, tais como: cursos de formação inicial e continuada, ensino médio integrado, ensino técnico subsequente, graduação e pós-graduação. Neste contexto, retratamos as vivências de 4 (quatro) docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG em regência nos cursos integrados de Mecânica e de Automação Industrial do Campus Valparaíso. Interessava-nos, nesta investigação, compreender como os conceitos de currículo construídos ao longo da formação do professor, durante toda a sua trajetória escolar, interagem com as suas representações acerca do currículo prescrito (SACRISTÁN, 2013) para esta etapa da educação básica. Para tal estudo utilizamos a abordagem qualitativa, sob a metodologia de entrevistas narrativas e de método documentário. A partir das narrativas dos sujeitos, construímos categorias de análise de acordo com as suas trajetórias, contextualizando-as com as teorias curriculares apresentadas implicitamente nos seus próprios relatos. A pesquisa ancorou-se nos eixos teóricos currículo; currículo integrado e; narrativas docentes. No primeiro e no segundo caso, as discussões teóricas remontam às origens e aos conceitos de currículo integrado, com foco inicial no desvelamento da palavra “currículo” em suas dimensões pedagógicas, filosóficas, sociológicas e históricas, e suas implicações no contexto formativo do Ensino Médio integrado da Educação Profissional Tecnológica. No último caso, as narrativas buscaram recuperar as representações docentes acerca dos limites e das possibilidades desta modalidade de ensino da educação básica. Das narrativas concluímos que os docentes representam o currículo integrado como uma “utopia”. Acreditam que a formatação curricular, bem como as ações didáticas do curso ainda priorizam a manutenção de uma forte demarcação das fronteiras disciplinares (BERNSTEIN, 1971). As práticas integradoras estariam, ainda, em um horizonte distante do dia a dia escolar. Esta forma de ver o currículo não impede, entretanto, que os professores indiquem possíveis caminhos para a integração curricular. No decorrer das falas sobressaíram as ideias de que os cursos integrados não deveriam preparar os estudantes apenas para obterem bons resultados nas avaliações nacionais (ENEM), ou mesmo para exercer de forma competente uma função técnica no setor industrial da região. Em nosso entendimento, as representações docentes acerca dos objetivos da formação no ensino médio integrado se aproximaram das prescrições legais (RESOLUÇÃO, nº 6/2012/CNE) e das teorias que orientam e submetem o processo formativo à tríade – Trabalho, Ciência e Cultura (SAVIANI, 2006; CIAVATTA, 2008; MACHADO, 2010; RAMOS, 2010). Os resultados deste trabalho contribuirão para o aprofundamento das discussões desta temática entre o professorado de EBTT. Além disso, como previsto no presente programa de pesquisa, ao final do texto anexamos uma proposta de um potencial produto técnico, organizado em forma de ciclo de formação docente no currículo integrado aos professores recém-ingressados na REPT.-
Descrição: dc.descriptionThe present theme is linked to the research group Curriculum: Theoretical Conceptions and Educational Practices, led by Professor Lívia Freitas Fonseca Borges, from the University of Brasília - UnB. Versa on the teaching representations about integrated secondary education. The integrated curriculum proposes to offer the student, in the same institution and with only a matriculation, a course capable of qualifying him in general secondary education, together with a professional technical qualification at the same level of schooling. Therefore, it demands professors of general disciplines and technical disciplines. Currently, these professionals join the Federal Network of Professional Technical Education (REPT) in a single teaching career: Basic Education and Higher Education, Technical and Technological (EBTT). The EBTT teachers constitute a diversified group regarding their formations, as well as the different areas of activity. At REPT, they are expected to work with teaching, research, extension and management at various levels, such as: initial and continuing training courses, integrated secondary education, subsequent technical education, undergraduate and postgraduate courses. In this context, we portray the experiences of 4 (four) teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - IFG in the integrated courses of Mechanics and Industrial Automation of Campus Valparaiso. We were interested in this research to understand how the concepts of curriculum constructed throughout the teacher's training throughout his school career interact with his representations about the curriculum prescribed (SACRISTÁN, 2013) for this stage of basic education. For this study we use the qualitative approach, under the methodology of narrative interviews and documentary method. From the narratives of the subjects, we construct categories of analysis according to their trajectories, contextualizing them with the curricular theories implicitly presented in their own stories. The research was anchored in the theoretical curriculum axes; integrated curriculum; narratives. In the first and second case, the theoretical discussions go back to the origins and concepts of integrated curriculum, with an initial focus on the unveiling of the word "curriculum" in its pedagogical, philosophical, sociological and historical dimensions and its implications in the formative context of Secondary School vocational education. In the latter case, the narratives sought to recover the teachers' representations about the limits and possibilities of this modality of basic education. From the narratives we conclude that teachers represent the integrated curriculum as a "utopia". They believe that the curricular formatting as well as the didactic actions of the course still prioritize the maintenance of a strong demarcation of the disciplinary boundaries (BERNSTEIN, 1971). Integrative practices would also be in a distant horizon from day to day school. This way of looking at the curriculum does not, however, prevent teachers from pointing out possible paths to curricular integration. In the course of the speeches, the ideas that the integrated courses should not prepare students for good results in the national assessments (ENEM), or even to exercise a technical role in the industrial sector of the region, stand out. In our understanding, the teaching representations about the objectives of the integrated high school education approached the legal prescriptions (RESOLUTION, nº 6/2012 / CNE) and the theories that guide and submit the formative process to the triad - Work, Science and Culture (SAVIANI, 2006; CIAVATTA, 2008; MACHADO, 2010; RAMOS, 2010). The results of this work will contribute to the deepening of the discussions of this subject among the professors of EBTT. In addition, as foreseen in this research program, at the end of the text we attach a proposal for a potential technical product, organized in the form of a cycle of teacher training in the integrated curriculum for teachers newly enrolled in the REPT.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integrado-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Título: dc.titleNarrativas docentes e suas representações acerca do ensino médio integrado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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