Cidadãos e cidadãs em situação de rua : uma análise de discurso crítica da questão social

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Autor(es): dc.contributorMagalhães, Maria Izabel Santos-
Autor(es): dc.creatorCosta, Décio Bessa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633113-
Descrição: dc.descriptionTese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como propósito estudar o ‘discurso’ e sua atuação relativa a uma das manifestações da ‘questão social’ – a problemática que envolve os ‘cidadãos e as cidadãs em situação de rua’. Para isso, foram analisadas materialidades linguísticas (e de outras semioses) de cinco textos de circulação nacional, dos gêneros ‘Constituição’, ‘charge eletrônica’, ‘notícia’ e ‘notícia televisiva’; veiculados no site www.charges.com.br, na Folha de S.Paulo, na revista Veja e no Jornal Nacional. Também faz parte do corpus 20 entrevistas semiestruturadas. O arcabouço teórico do estudo está vinculado ao programa de pesquisa da Análise de Discurso Crítica (Wodak e Meyer, 2009), fundamentando-se principalmente na abordagem dialético-relacional de Fairclough (trad. 2001, 2003, 2009) e no trabalho de Chouliaraki e Fairclough (1999) que faz uma aproximação com a Ciência Social Crítica dentro de uma perspectiva que é desenvolvida nesta pesquisa: a investigação de aspectos semiótico-discursivo-sociais. Desenvolvendo uma pesquisa qualitativa, dentro dos pressupostos metodológicos dessa abordagem em Análise de Discurso Crítica, o discurso é compreendido como um dos elementos das práticas sociais. Os textos são analisados por meio das categorias: gênero, intertextualidade, escolha / significado lexical, representação de agentes sociais e interdiscursividade. A ideologia é examinada no corpus considerando principalmente o trabalho de Thompson (1995). Para possibilitar uma prática inter/transdisciplinar, desenvolveu-se uma discussão sobre ‘questão social’, ‘exclusão social’ e ‘situação de rua’. Os resultados encontrados indicam o importante papel do discurso em processos sociais, a validade dos estudos críticos da linguagem para abordar a problemática social vivenciada pelas pessoas em situação de rua, a responsabilidade de designar essas pessoas como cidadãs e cidadãos assegurando-lhes seus direitos até mesmo pela forma de nomeação dentro de nosso sistema democrático. Constatou-se que a ‘exclusão social’ traz consigo, em seu próprio nome e nos nomes que a acompanham, uma descrição ‘excludente’ de sociedade. Propõe-se, assim, a não utilização do termo ‘exclusão social’, por entender que cidadãos e cidadãs do Brasil, em situação de rua ou não, fazem parte da mesma sociedade. Dessa forma, somos responsáveis diante do problema social evidenciado. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to study the ‘discourse’ and its action on one of the manifestations of the ‘social question’ – the situation of citizens who are living on the streets. Thus, five nationally widespread texts are analysed on its linguistic and other semiotic aspects. The texts cover the following genres: ‘The Brazilian Constitution’, ‘electronic cartoon’ (published on the site www.charges.com.br), ‘news’ (on the newspaper Folha de S.Paulo; on the weekly magazine Veja) and ‘TV news’ (on Jornal Nacional). Further, 20 semi-structured interviews were conducted with research participants. The theoretical framework of this study is affiliated to the Critical Discourse Analysis programme (Wodak and Weyer, 2009), based mainly upon the theoretical work drawn up by Fairclough (1992, 2003, 2009 – dialecticalrelational approach) and Chouliaraki and Fairclough (1999). These authors also draw upon Critical Social Science, which is considered in this research too in its relation to linguisticdiscursive issues. Given this study’s qualitative nature and its adherence to the dialecticalrelational approach of Critical Discourse Analysis methodological precepts, it considers discourse as an element of social practices. The texts are analysed according to: genre, intertextuality, lexical selection / meaning, representation of social agents and interdiscursivity. The aspects of ideology studied in the corpus is based mainly upon Thompson (1995). In order to move towards an inter/transdisciplinar practice, discussions on ‘social question’, ‘social exclusion’ and ‘the situation of citizens who are living on the streets’ are developed. The conclusions of this research indicate: the important role that discourse plays in social processes, the value of critical language studies in analysing the social problem which is investigated in this research, the responsibility for recognizing the citizenship of the people that are living on the street by ensuring their rights on a democratic system until on the names they are called. Moreover, it becomes evident that the ‘social exclusion’ (either considering the expression itself or any of its synonyms) makes a problematic description of society. Thus, the proposition is avoid using this term, by understanding that citizens of Brazil are part of the same society, whether they are living on the streets or not. Consequently, we have responsibilities in relation to this social problem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação social-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Título: dc.titleCidadãos e cidadãs em situação de rua : uma análise de discurso crítica da questão social-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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