Abandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndrade, Mariana Rosa Mastrella de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:29:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:29:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36634-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1984-6398201914886-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-0539-0293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/633092-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, discuto um semestre de estágio supervisionado em inglês desenvolvido integralmente em uma escola pública. Adoto uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2014), na busca por romper com colonialidades do saber, do poder e do ser na relação universidade-escola para a formação docente (BORELLI, 2018; PESSOA, 2018), objetivando entender como vivenciamos essa tentativa de decolonialidade, com foco em três aspectos: a maneira como o estágio é estruturado, meu papel como professora formadora e o papel dos sujeitos da escola. Esta pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) foi desenvolvida com material empírico gerado através de diários, entrevistas, notas de campo e trocas de mensagem por e-mail e WhatsApp. As discussões mostram como iniciamos um rompimento com a estrutura tradicional do estágio e reconstruímos saberes e nossas identidades a partir da vivência na escola como ecologia de saberes (SOUSA SANTOS, 2007).-
Descrição: dc.descriptionIn this article, I discuss a one-semester English Practicum experience held entirely inside a public school. I adopt a decolonial perspective (MIGNOLO, 2014) in an attempt to break with colonialities of power, knowledge, and being in the university-school relationship for language teacher education (PESSOA, 2018; BORELLI, 2018), aiming to understand how we live this attempt in terms of three aspects: the way the English Practicum is structured, my role as a teacher educator, and the role of the school subjects. This qualitative, interpretive (DENZIN; LINCOLN, 2005) research was developed with empirical material generated through diaries, interviews, field notes, and email and WhatsApp messages. The discussions show how we started to break with the traditional structure of the English Practicum and how we reconstructed our knowledges and our identities by living and understanding the school as an ecology of knowledges (SOUSA SANTOS, 2007).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de inglês - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Título: dc.titleAbandonamos a sala da universidade : uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica-
Título: dc.titleWe left the university classroom : a decolonial option in the english practicum and in critical teacher education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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