Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Francisco Giusepe Donato-
Autor(es): dc.creatorSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorRocha, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Marcelo Pereira-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Carlos Eduardo Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:28:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:28:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28657-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632761-
Descrição: dc.descriptionO tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006.-
Descrição: dc.descriptionThe theme about efficiency and productivity of companies that act in regulated industries have been extensively discussed in literature. In Brazil, there are just a few studies about the analysis of efficiency and productivity of interstate passenger coach transportation (trip). in this sense, this paper has three main objectives: to choose between the Cobb-Douglas and translog functions which is the best function to measure the technical efficiency on trip for the period of 2004-2006; to compare the efficiency scores among the companies of trip; and to make an analysis of the efficiency dynamic on trip and the factors that contributed for the gains and losses of the efficiency. It can be a strategy to competition in a long term. The results indicate a loss of efficiency during the years analyzed and this loss is probably due to the expansion of the capacity installed by acquisition of new buses, it can be a strategy to compete in quantity. The increase in production in 2005 based on 2004 is 4%; however, it was accompanied by an increase of 6% and 26% of annual distance traveled in km and employment of labor (drivers,) respectively, and 31% reduction in fleet use, with similar results for 2006.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsJournal of Transport Literature - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes - trânsito de passageiros-
Palavras-chave: dc.subjectRegulação-
Título: dc.titleAnalysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil-
Título: dc.titleAnálise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog : o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.