A morte e a morte de Quincas Berro Dágua e a trajetória iniciática : mito e oralidade em Jorge Amado

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Autor(es): dc.contributorBergamo, Edvaldo Aparecido-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Uriel Irigaray-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:28:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:28:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632707-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende apresentar uma interpretação da obra A morte e a morte de Quincas Berro Dágua de Jorge Amado, com ênfase nos elementos da literatura oficial (escrita) e tradi-ção oral, os quais incluem os cultos afro-brasileiros (com sua mitologia dos orixás) e também a tradição ocidental, inclusive ibérica, presente na cultura popular nordestina e brasileira em geral. Enfatiza-se, na criação literária a mímesis de aspectos da cultura, em sentido geral e do imaginário. Propõe-se a leitura do protagonista Quincas como um herói iniciático, com base nas teorias de Northrop Frye e de autores como Mircea Eliade e Joseph Campbell, fazendo ainda um paralelo entre o iniciático eliadiano e a catarse lukacsiana. Discute-se o papel do Mito, em literatura, na construção de utopias e da identidade nacional. Observa-se ainda como o conceito de “jornada iniciática” eliadiano dialoga com o “corpo grotesco” bakhtiniano e reto-ma-se a ideia de circularidade entre cultura erudita e cultura popular de Carlo Ginzburg e Mi-khail Bakhtin. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAmado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectTradição oral-
Título: dc.titleA morte e a morte de Quincas Berro Dágua e a trajetória iniciática : mito e oralidade em Jorge Amado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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