A profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar : analisando o Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
Autor(es): dc.creatorLima, Loyane Guedes Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:28:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:28:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38355-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632517-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília em nível de mestrado, integrante da linha de pesquisa ― Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). O projeto integra as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação do Professor/Pedagogo (GEPFAPe) realizadas entre os anos de 2017 e 2019. A inclusão escolar apresenta diversas situações desafiadoras para os profissionais da educação, especificamente o professor que ao receber uma diversificação de públicos escolares se encontra no processo de busca pela sua profissionalização, vista como dimensão da profissão docente, surgindo no contexto de manutenção do capital, marcado por ambiguidades e tensões de legitimação da categoria e reorganização na construção da sua profissionalidade. Temos como objeto de investigação a construção da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal (DF). E, como questão central: Qual a configuração dos elementos constituidores da construção da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental do DF? Seguida das demais questões: Quais as relações que se estabelecem entre as normatizações e a estrutura organizacional nas dimensões políticas e pedagógicas da inclusão escolar com a construção da profissionalidade docente? Quais são os elementos constituidores da profissionalidade docente na inclusão escolar? Para responder a esses questionamentos, transcorremos da essência da realidade concreta pelo aporte da teoria histórico-cultural, que revela uma concepção de educação humanizadora, que enxerga o homem como sujeito histórico e social com base nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Apontamos, ainda, como embasamento teórico, a articulação entre os construtos da profissionalidade e sua relação com as construções objetivas e subjetivas do trabalho docente e a relação com o campo da formação de professores a partir dos estudos desenvolvidos por Vigotski (1997); Marx e Engels (2002); Saviani (2013a); Duarte (2016); Facci (2003); Curado Silva (2019); Kuenzer e Caldas (2009); Edileuza Silva (2017); Cruz (2017). Para a coleta de dados, realizamos a aplicação de 600 questionários da qual obtivemos o retorno de 179 respondentes, sendo estes professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF que estavam atuando em escolas inclusivas, nos anos iniciais do ensino fundamental, durante essa etapa. Após a análise categorial das respostas dos questionários com base no arcabouço teórico que norteou esta pesquisa, foram construídas as categorias que se constituíram os elementos da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar, a saber: i) a visão de escola inclusiva no processo de humanização, ii) as formas de organização do trabalho pedagógico e iii) o enfrentamento das marcas do trabalho docente. Com os resultados obtidos dessa pesquisa evidenciamos as características que configuram esses elementos, as quais marcam o ser e estar na profissão docente em toda a análise da empiria: o contexto da integração e da inclusão escolar, a sensibilidade, o sentimento de perda da especificidade do ensinar, a busca por novas organizações do trabalho pedagógico, as dimensões do planejamento na escola, os processos de formação e de profissionalização, a importância do conhecimento teórico cientifico, a insegurança, a intensificação e o sofrimento do trabalho docente, envolvendo a escola que querem e ainda acerca do que querem do seu futuro e de sua profissionalidade. Sendo assim, foi possível identificar as diversas situações desafiadoras, as tensões e as ambiguidades que há neste processo de inclusão no qual o professor tem que desenvolver o seu trabalho e se profissionalizar, simultaneamente. A pesquisa aponta para a importância de haver, no País, um processo de profissionalização docente consolidado para atender às especificidades da educação inclusiva no processo de humanização.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is connected to the Post Graduation Program in Education in master'slevel of University of Brasilia integrating the line of research – teaching profession, Curriculum and evaluation (PDCA). The Project integrates the researches of the Group of Studies and Researches on Teachers’ Academic History and Professional Acting (GEPFAPe) held between the 2017 and 2019 reference years. The School inclusion presents several challenging situations for the education professionals, more particularly for the teachers, handling the formation of new audiences, their diversification and enlargement, in search of the professionalization process, in the context of capital maintenance marked by ambiguities and tensions resulting from the struggle for the legitimization of the category and also from a reorganizational process as regards professional points of view. This work has as investigation object the construction of teaching professionalism in the context of school inclusion in the beginning years of elementary school in Federal District (DF). And as the core question: what is the configuration of the constituent elements permeating the construction of the teaching professionalism concept in the beginning years of elementary school in Federal District (DF)? Followed by other questions: what are the relations established between the normatizations and the organizational frameworks in the political and pedagogical dimensions of school inclusion with the construction of teaching professionalism? What are the constituent elements of teaching professionalism in the school inclusion? To answer these questions, a path will be pursued through the essence of concrete reality directed by the historical-cultural theory revealing a humanizing conception of education which sees the man as the historical and social subject with basis on the assumptions of the historical and dialectical materialism. As an dditional theoretical foundation, there is the interrelation between the constructs of professionalism and its connection with both objective and subjective constructions on teaching work as well as the relation with the field of teacher training as from the studies carried out by Vigotski (1997), Marx and Engels (2002); Saviani (2013); Duarte (2016); Facci (2003); Curado Silva (2019); Kuenzer and Caldas (2009); Silva (2017); Cruz (2017). The data collection was made through the application of 600 questionnaires, of which 179 were answered being these teachers of Federal District’s Secretariat of Education (SEEDF) which were actuating on inclusive Public Schools in the initial series of basic education during this stage. Following a careful analysis of the answers with basis on the theoretical framework of this research, the following categories were classified: i) the view of the inclusive school in the humanization process, ii) the forms of organization of the pedagogical work and iii) tackling the challenges of teaching work. Through the results achieved in this research it was possible to reveal the features that shape these elements, which represent the simple being within the teaching profession during the whole analysis of the experience: the context of the inclusive school, the sensitivity and the feeling of losing the particularity of teaching, the search for new organizations of pedagogical work, the dimensions of school planning, the training and education processes, the importance of the scientific and theoretical knowledge, the insecurity, the suffering, all involving the school they want as well as what is aimed as their future and their personality. As a result, it was made possible to identify the various challenging situations, the tensions and the ambiguities within this process of inclusion in which the teacher has to perform his tasks and develop the professionalization process simultaneously. This research highlights how important for the country it is to foster the consolidation of a process of teaching professionalization that meets the specificities of inclusive education in the process of humanization.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectProfissionalidade docente-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental do Distrito Federal-
Título: dc.titleA profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar : analisando o Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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