The raven and the intermediality

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVitoriano, Helciclever Barros da Silva-
Autor(es): dc.creatorGomes, André Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:28:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:28:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33132-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632360-
Descrição: dc.descriptionTranslation by Lenice Medeiros, PhD and translator. An initial and expanded version of this text was published in french in another scientific journal, “Cadernos de Tradução”, available at: https://periodicos. ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2015v35n2p41/30992. Access: 1 Mar. 2016.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é desenvolver algumas aproximações entre o ensaio Filosofia da Composição (1846), de Edgar Allan Poe, e as teorias de montagem cinematográficas americanas (Griffith) e soviéticas (Pudovkin), tendo como premissa a consideração de que os postulados poeanos sobre unidade de efeito, duração e extensão foram cruciais para o desenvolvimento narrativo, cinematográfico e midiático posterior. Examinam-se, adicionalmente, as conexões do mesmo texto de Poe com os estatutos de planejamento das artes midiáticas (roteiro e storyboard) e divulgação e desvelamento autorreferencial destas (making of), mantendo como reflexão o caráter embrionário das ideias poeanas, com referência a estes procedimentos artísticos midiáticos.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this paper is to develop some approaches between the poem The Raven by Edgar Allan Poe, and the american theory of film assembly, by Griffith, based on the assumption that Poe’s postulates about the unity of effect, duration and extension were crucial to the later narrative, film and media development. We further examine the connections between the same text by Poe and the planning statutes of media arts (screenplay and storyboard) and their disclosure and self-referential unveiling (making of ), keeping as reflection the embryonic character of Poe’s ideas regarding these artistic media procedures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – Mestrado e Doutorado-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPeriódico Polifonia - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0). Fonte: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2179/pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia americana-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - montagem-
Título: dc.titleThe raven and the intermediality-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.