A capacitação profissional na visão dos servidores da Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavaton, Maria Fernanda Farah-
Autor(es): dc.creatorSantos, Patrícia Carlos dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632242-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de capacitação profissional na visão dos servidores e dos gestores da Universidade de Brasília — UnB. Num contexto de transformações políticas do país, impulsionada pela necessidade de soluções criativas e participativas diante dos cortes orçamentários, pretendeu-se ao final propor o produto técnico de duas diretrizes para melhor desenvolver e incentivar a capacitação profissional dos servidores da UnB, considerando o disposto no Decreto 9.991/19. O ancore teórico apresentado apontou para a importância da capacitação profissional alinhada aos conceitos de gestão, voltados para atender a missão da Universidade, proporcionando a formação de servidores resilientes, com a capacidade de trabalhar os problemas, adaptando-se as mudanças, superando os obstáculos e prestando um serviço público de qualidade a toda comunidade acadêmica. Na fase de coleta de dados foram realizadas pesquisas documental e de grupo focal, onde foi realizado a analisar do conteúdo das falas, nos termos preconizados por Bardin (2011), composto gestoras professoras, e servidores técnicos administrativos, sendo realizado nas considerações finais a triangulação dos dados, para melhor entendimento das demandas dos servidores. Os instrumentos de pesquisas utilizadas proporcionaram aos atores participantes da pesquisa apresentarem os seus entendimentos e sugestões tais como: a) Entendimento do processo de capacitação em três níveis: institucional, técnica e Pessoal, b) Facilitação da leitura e realização dos processos administrativos e acadêmicos, c) Necessidade de melhoria na relação/integração, gestores e servidores, d) Desenvolvimento pessoal considerando a vocação, empatia e a felicidade do servidor, não devendo ser relacionada somente com o cargo/função. Os resultados sugerem que o processo de capacitação pode contribuir para transformar a gestão universitária em todos os níveis proporcionado, experiências mais adequadas e representativas da realidade dos servidores e da Instituição.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze the process of professional qualification in the view of the servers and managers of the University of Brasilia - UnB. In a context of political transformations in the country, driven by the need for creative and participatory solutions in the face of budget cuts, it was intended at the end to propose the technical product of two guidelines to better develop and encourage the professional training of UnB employees, considering the provisions of Decree 9,991 / 19. The theoretical anchor presented pointed to the importance of professional training aligned with management concepts, aimed at fulfilling the University's mission, providing the training of resilient servants, with the ability to work through problems, adapting to changes, overcoming obstacles and providing a quality public service to the entire academic community. In the data collection phase, documentary and focus group researches were carried out, in which the content of the speeches was analyzed, according to the terms recommended by Bardin (2011), composed of teacher managers and administrative technical servants. data to better understand server demands. The research instruments used allowed the research participants to present their understandings and suggestions such as: a) Understanding of the training process at three levels: institutional, technical and personal, b) Facilitating reading and carrying out the administrative and academic processes, c) Need for improvement in the relationship / integration, managers and servers, d) Personal development considering the vocation, empathy and happiness of the server, and should not be related only to the position / function. The results suggest that the training process can contribute to transform university management at all levels, providing more appropriate experiences and representative of the reality of the staff and the institution.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos administrativos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes-
Título: dc.titleA capacitação profissional na visão dos servidores da Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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