Educação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHúngaro, Edson Marcelo-
Autor(es): dc.creatorAlves, Carolina Leocádio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:27:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:27:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19580-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632237-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa procurou estudar as contribuições de Marx e Lukács – com ênfase neste último – para as formações humana e acadêmico-científica em Educação Física. A ênfase recaiu, especialmente, na ontologia do ser social de Lukács. Objetivou-se conjecturar sobre as possibilidades entre Lukács e sua ontologia para a análise da formação humana, bem como suas mediações com a Educação Física. Os procedimentos metodológicos estruturados para realizar essa investigação científica foram baseados na revisão de literatura das obras de Marx e Lukács. Conclui-se, a partir do que foi intentado inicialmente, que o trabalho educativo realizado pela Educação Física é parte constituinte da formação humana indo além de uma simples significação de educação do corpo quando, na verdade, trata-se da educação de homens.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to study the contributions of Marx and Lukács – with emphasis in the latter – to the formations of human and academic-scientific Physical Education. The emphasis fell particularly on the ontology of the social being of Lukács. The objective was to conjecture about the possibilities between Lukács and its ontology to the analysis of human formation, as well as their mediations with the Physical Education. The methodological procedures are structured to accomplish this scientific research were based on a literature review of the works of Marx and Lukács. It can be concluded, from what was intended initially, that the educational work conducted by the Physical Education is a constituent part of the human formation going beyond a simple signification of the education of the body when, in fact, it is the education of men.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMarx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectLukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação-
Título: dc.titleEducação Física e formação humana : contribuições para o debate a partir da interlocução com a ontologia do ser social de Gyorgy Lukács-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.