A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora

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Autor(es): dc.creatorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:27:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:27:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632185-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute a formação de professores a partir dos pressupostos da educação emancipadora em Marx e Gramsci. Baseia-se na necessidade de se pensar a formação docente como esfera privilegiada de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano. Como concretização desta proposta, argumenta em favor da superação de um modelo de formação pautado na racionalidade técnica e na epistemologia da prática. Busca, ainda, investigar e compreender as concepções e práticas propostas nos projetos de formação desde a década de 1990, com a intencionalidade de, a partir daí, estruturar uma contraproposta na perspectiva da emancipação. O trabalho é fruto de reflexões de diferentes pesquisas que têm como objeto a relação teoria e prática na formação de professores. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses teachers training based on the assumptions of Marx and Gramsci’s “emancipating education”. It is based on the need to think about teacher’s training as a privileged sphere for the implementation of an education for the empowerment and autonomy human beings. It argues in favor of surpassing a model of teacher training centered on technical rationality and the epistemology of practice, as a way of materializing the aforementioned proposition. It also seeks to investigate and understand the conceptions and practices proposed in teacher-training projects since the 1990’s, based on which it intends to structure a counterproposal in a perspective of emancipation. This paper is the result of reflections from different research projects, the object of which is the relationship between theory and practice in teacher training. _______________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo discute la formación de profesores a partir de los presupuestos de la educación emancipadora en Marx y Gramsci. Se basa en la necesidad de pensarse la formación docente como esfera privilegiada de concretización de una educación para la emancipación y autonomía del ser humano. Como concretización de esta propuesta, argumenta a favor de la superación de un modelo de formación pautado en la racionalidad técnica e en la epistemología de la práctica. Busca también investigar y comprender las concepciones y prácticas propuestas en los proyectos de formación desde la década de 1990 con la intención, a partir de ahí, de estructurar una contrapropuesta bajo la perspectiva de la emancipación. El trabajo es fruto de reflexiones de diferentes investigaciones que tienen por objeto la relación teoría y práctica en la formación de profesores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação emancipadora-
Palavras-chave: dc.subjectPráxis (Filosofia)-
Título: dc.titleA formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora-
Título: dc.titleTeacher training in a critical-emancipation perspective-
Título: dc.titleLa formación de profesores en la perspectiva crítico-emancipadora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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