Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : uma investigação sobre a sua natureza e aplicação

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Autor(es): dc.creatorPerucchi, Valmira-
Autor(es): dc.creatorMueller, Suzana Pinheiro Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/632145-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é um desdobramento da tese Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigação sobre a sua natureza, divulgação e aplicação.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem um objetivo duplo: primeiro, pretende identificar a posição dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da controvérsia entre o modelo linear de pesquisa, atribuído a Bush (1945), e o modelo representado por Stokes (2005). Segundo, verifica qual dentre os modelos sobre a relação empresa-universidade-governo, formulados por Sábato e Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson e Rosenberg (1993), Leydesdorff e Etzkowitz (1996) e Etzkowitz e Leydesdorff (2000), melhor se adapta aos Institutos. O universo da pesquisa são os 24.335 professores lotados nos 38 Institutos Federais existentes no país. Desse grupo, foi retirada uma amostra de 165 indivíduos, distribuída proporcionalmente ao número de professores de cada Instituto. Primeiramente, foi realizado levantamento dos dados desses 165 professores nos currículos registrados na Plataforma Lattes. Verificou-se que 96 tinham seus currículos atualizados e com produção cadastrada. Para esses, foi enviado o questionário. Os dados obtidos foram submetidos às análises qualitativa e quantitativa. De acordo com os resultados obtidos, concluímos que os professores/pesquisadores desenvolvem pesquisa básica e pesquisa aplicada de forma integrada, não se conformando, portanto, ao modelo linear de pesquisa de Bush, aproximando-se do modelo proposto por Stokes. Quanto aos modelos empresa-universidade-governo, o que parece melhor se adaptar à realidade dos Institutos Federais é o Triângulo de Sábato, que atribui ao Governo o papel de principal incentivador. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis article has a twofold objective: first, it aims at identifying the position held by Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology professors on the controversy between the linear model of research, attributed to Bush (1945), and the model proposed by Stokes (2005). Second, it attempts at verifying which of the three models proposed to describe enterprise-university-government relations, as formulated by Sábato and Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson and Rosenberg (1993), Leydesdorff and Etzkowitz (1996) and Etzkowitz and Leydesdorff (2000), suits better the Institutes. The research universe consists of 24,335 professors from 38 Federal Institutes in existence in the country, from which a sample of 165 individuals was withdrawn and distributed proportionally to the number of professors in each Institute. Firstly, a survey of the curricula of the 165 professors was conducted in the Lattes Platform. It was verified that 96 professors had their curricula updated and had production registered. For these professors, a questionnaire was sent. The obtained data were submitted to qualitative and quantitative analyses. According to the obtained results, we concluded that the professors/researchers carry out basic research and applied research in an integrated way, thus not conforming to Bush´s linear model, but being closer to the model proposed by Stokes. Regarding the enterprise-university-government relations models, Sabato´s Triangle, attributing to the government the role of the main stimulator, seems to describe better the reality of the Federal Institutes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
Relação: dc.relationhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18506-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPerspectivas em Ciência da Informação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 maio 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento científico-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectQuadrante de Pasteur-
Palavras-chave: dc.subjectRelação empresa-universidade-governo-
Título: dc.titleProdução de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia : uma investigação sobre a sua natureza e aplicação-
Título: dc.titleProduction of scientific and technological knowledge in the Federal Institutes of Education, Science and Technology : an investigation about its nature and use-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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