Escola Parque 308 Sul em Brasília : a adaptação do patrimônio moderno às exigências de acessibilidade universal

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Autor(es): dc.creatorMáximo, Marco Aurélio da Silva-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Oscar Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:26:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:26:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/631806-
Descrição: dc.descriptionA Escola Parque 308 Sul, construída em 1958, integra a unidade de vizinhança modelo para as demais unidades durante a construção de Brasília, conforme plano urbanístico concebido pelo arquiteto Lucio Costa. As concepções do educador Anísio Teixeira para o ensino, a Educação nova, e a arquitetura escolar desenvolvida para Brasília na década de 1950 estão intrinsecamente ligadas, de modo que a segunda materializa a primeira no espaço de convivência da unidade de vizinhança. A escola parque projetada pelo arquiteto modernista José de Souza Reis, contemporâneo de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, é um exemplar da arquitetura moderna fundamentada nos princípios propostos por Le Corbusier e influenciada pela releitura do movimento no Brasil. O edifício é constituído por três blocos, o principal, o auditório e as oficinas, além de piscinas e quadras de esporte. No bloco principal há características do movimento moderno brasileiro como a planta livre, a integração interior/exterior, as janelas em fita, a estrutura independente em concreto armado e o uso de pilotis. Tombada em 04 de agosto de 2004, a escola desempenha ainda hoje suas funções educacionais e, embora o edifício tenha sofrido pequenas alterações, nunca perdeu sua função original. No entanto, com a obrigatoriedade imposta pelo Decreto nº 5.296/2004 quanto à adaptação para a acessibilidade e intervenções em edificações públicas, colocam-se em evidência os riscos a valores que conferem ao patrimônio integridade e autenticidade. Este artigo visa contribuir na discussão sobre a necessidade de adaptação para a acessibilidade frente às restrições para a preservação do patrimônio cultural. A ferramenta metodológica aqui apresentada, Matriz de Autenticidade e Acessibilidade, foi desenvolvida a partir de estudos aplicados em edificações do patrimônio brasileiro. Durante sua utilização na escola foram reunidas e qualificadas informações – necessidades e restrições – para proporcionar aos responsáveis subsídios para a adequada intervenção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversity of Cantabria-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor e pelo organizador do evento, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura moderna - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Título: dc.titleEscola Parque 308 Sul em Brasília : a adaptação do patrimônio moderno às exigências de acessibilidade universal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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