Processo decisório estratégico em cooperativas de crédito : um estudo exploratório sob a perspectiva dos modelos de tomada de decisão

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Janann Joslin-
Autor(es): dc.creatorRosa, Simone C. Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3177-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/631376-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação investiga o processo decisório estratégico sob a perspectiva dos modelos de tomada de decisão estratégica, para identificar a forma como ela acontece em organizações de crédito brasileiras, especificamente, em cooperativas de crédito, segmento que representa 1,94% das operações de crédito no país. O estudo foi conduzido a partir da perspectiva dos modelos de decisão, Racional (racionalidade e racionalidade limitada), Incremental, Político e Garbage Can, com a utilização de pesquisa quantitativa, de análise qualitativa, que incluiu a construção e validação de instrumento de pesquisa sobre decisão estratégica - questionário com 36 quesitos específicos. A abrangência do estudo é nacional, o que representa uma população de 1439 cooperativas de crédito, da qual foi definida uma amostra de 294 - 20% do total. A coleta de dados foi feita via internet, sendo obtido um retorno de 24,45% em relação à amostra, índice considerado satisfatório para o estudo de caráter exploratório. Mediante a validação de juízes, semântica e, ainda, validação empírica e análise de correlação, verificou-se que o instrumento utilizado é adequado para pesquisa em processo decisório, observando-se que dificilmente poderia ser reduzido em sua quantidade de itens. Com a utilização, predominantemente, da técnica multivariada de análise de aglomerados (cluster), verificou-se que as cooperativas estudadas apresentam comportamento decisório consistente, na essência, com os modelos Racional e Incremental. O modelo Racional predomina em três dos quatro grupos formados, coexistindo, em maior ou menor escala, com aspectos dos modelos Incremental e Político - esse último apresenta evidências em dois grupos. O modelo Incremental, por sua vez, predomina em um dos clusters, o menor deles, que apresenta também, características do modelo Garbage Can. Testes utilizando o método do Qui-Quadrado, para identificar possíveis associações entre os grupos formados e características demográficas das cooperativas e dos dirigentes, não apresentaram resultados positivos, à exceção de inferências sobre a relação com o sistema central ao qual as cooperativas se vinculam. Considerada a importância desse estudo no sentido de traçar um perfil decisório das cooperativas de crédito brasileiras, mas observadas suas restrições, dado o seu caráter exploratório, recomenda-se outros estudos sejam feitos com esse público para generalizar, a partir de uma amostra significativa e talvez partindo de premissas e conclusões desse estudo, o comportamento decisório dessas organizações. Nesse caso, sugere-se a utilização de outros instrumentos de medidas mais complexos, tais como a análise fatorial e discriminante. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis exploratory study investigates the strategic decision process, from the decision models perspective, in order to identify how strategic decision is made in Brazilian credit organizations, specifically, in credit cooperatives, business which represents 1,94% of the credit business in Brazil. The study, which used concepts related to four decisions models - Rational (and Bounded Rationality) Incremental, Political and Garbage Can - used quantitative methods, supported by qualitative analyses, which included the development and validation of a research instrument about strategic decision, a questionnaire with 36 items. The population consisted of the 1.439 credit cooperatives registered in Brazil. A structured random sample of 294 - 20% of the population was consulted. The data was collected by internet, with a return rate of 24,45 % of the questionnaire sent, considered satisfactory for an exploratory study. Expert and semantic validation were carried out on the instrument before its application, as were empirical validation and correlation analysis, permitting the conclusion that the instrument used is suitable for research on the decision process. Using multivariate cluster analysis, it was found that the credit cooperatives which responded to the questionnaire present decision behavior consistent, primarily, with the Rational and Incremental models. The Rational Model predominated in three of the four clusters found, coexisting with elements of the Incremental and Political models. Elements of the latter were present in two of the clusters. The Incremental model, present in all four clusters, was predominant in the smallest one, which also exhibited some characteristics of the Garbage Can model. Chi-Square tests revealed no associations between the clusters formed and type of top management, type of cooperative, or demographical characteristics. A possible association was found between decision model preferred and the central system to which a cooperative belonged. Given the importance of this study in terms of identifying the decision profile of Brazilian credit cooperatives, and the limitations of this study - which was an exploratory one - it is suggested that other studies in this field should be carried out with the same kind of organization. Such studies might, perhaps, take the findings of this research as a point of departure, but would use a large enough sample to permit more complex statistical tests, such as factorial and discriminate analysis, so that a statistically significant pattern of strategic decision making can be determined for Brazilian cooperatives.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectCrédito - administração-
Título: dc.titleProcesso decisório estratégico em cooperativas de crédito : um estudo exploratório sob a perspectiva dos modelos de tomada de decisão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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