Estudo de localização de escolas públicas em áreas urbanas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYamashita, Yaeko-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Carolina de Azevedo Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/631186-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transporte, 2012.-
Descrição: dc.descriptionA rede escolar brasileira enfrenta diversos problemas, como o da qualidade de ensino, a evasão escolar, o alto número de alunos repetentes, salas de aulas superlotadas, entre tantos outros. Mas a sua distribuição espacial nas cidades é outro aspecto que merece atenção, já que o número de escolas não tem acompanhado o crescimento da população e acrescido ao intenso processo de urbanização e conseqüentemente, a favelização da população espalhada por diferentes áreas da cidade (PIZZOLATO et al, 2004). Em conseqüência ao processo de urbanização que ocorre no país nas últimas décadas, em que o Brasil atualmente conta com 84,35% de sua população morando em cidades, o acesso as escolas tem se tornado cada vez mais difícil, devido a grandes distâncias e maior tempo no deslocamento do trajeto casa/escola, principalmente, nos grandes centros urbanos, em que os congestionamentos já fazem parte da rotina da população. Esses fatos sinalizam para a necessidade de uma análise constante da distribuição das escolas pelo país, uma vez que a dinâmica sócioespacial é contínua, a fim de melhor localizar as escolas, como propõe diferentes estudos e modelos de localização realizados para esse fim em diferentes países. Diante disso, este trabalho tem como objetivo o estudo da localização de escolas públicas em áreas urbanas a fim de reduzir os deslocamentos dos seus alunos. Para isso, além das variáveis distância e tempo de deslocamento que são consideradas pela maioria dos modelos de localização foram considerados também os fatores locacionais propostos no estudo realizado por Carvalho (2011) para a localização de escolas em áreas rurais do Brasil, e que aqui será verificada a possibilidade de sua aplicação em áreas urbanas. Para isso foi feito o estudo de caso no município de Planaltina – GO, o qual no ano de 2010 apresentava um percentual de aproximadamente 95% de sua população vivendo em área urbana, valor superior a média nacional. Após a coleta de dados no município e visita ao local foi constatado que a metodologia de análise para localização de escolas em áreas rurais é aplicável para estudos de localização de escolas em áreas urbanas, já que a combinação dos métodos utilizados juntamente com os fatores de localização permite considerar as particularidades de cada localidade a ser estudada. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian school system faces many problems, such as teaching quality, school dropout, the high number of repeat students, overcrowded classrooms, among many others. But, its spatial distribution in cities, in general, is another aspect that deserves attention, since it has not matched population growth, and added to the intense process of urbanization and consequently, the slum population spread across different city areas (PIZZOLATO et al, 2004). As a result the process of urbanization that occurs in the country in the last decades in which Brazil currently has 84.35% of its population living in cities, access to schools has become increasingly difficult due to large distances and loss of time in the displacement the route home / school, especially in large urban centers, where congestion already part of routine population. These facts signal the need for constant analysis of the distribution of schools across the country, since the socio-spatial dynamics is continuous in order to find the best schools in the country, as proposed by different studies and location models made by various countries. Thus, this paper aims to study the location of public schools in urban areas to reduce the displacement of their students. For this, besides the variables distance and travel time are considered by most location models were also considered locational factors proposed in the study conducted by Carvalho (2011) for to the location of schools in rural areas of Brazil, and here will be investigating the possibility of its application in urban areas. For this, we made a case study in the city of Planaltina - GO, which in 2010 had a percentage of approximately 95% of its population living in urban areas, higher than the national average. After collecting data from the city and site visit it was observed that the methodology of analysis for location of schools in rural areas is applicable to studies of schools located in urban areas, since the combination of the methods used in conjunction with location factors allows us to consider the particularities of each locality to be studied.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - regiões metropolitanas-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte urbano-
Título: dc.titleEstudo de localização de escolas públicas em áreas urbanas-
Título: dc.titleLocation study of schools in urban areas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.