O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:24:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:24:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33701-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630966-
Descrição: dc.descriptionTomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação. Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação.-
Descrição: dc.descriptionTaking the archive as a physical and epistemological space, this study aims at a reflection on what it may evidence to the work of historians of education. Dialoguing with the historiography on the role of the archives in the writing of History, the first part reflects on the relations between Archive, Memory, and History. Then its two levels of evidence are discussed for the historical-educational research: intentional and unintentional evidence on education.-
Descrição: dc.descriptionTomando el archivo como un lugar físico y epistemológico, el objetivo es reflexionar sobre lo que él puede testimoniar para el trabajo del historiador de la educación. Dialogando con la historiografía sobre el papel de los archivos en la escritura de la historia, en un primer momento se refleja sobre las relaciones entre Archivo, Memoria e Historia. A continuación, se discuten sus dos diferentes niveles de testimonio para la investigación histórico-educativa: el testimonio intencional y el no intencional sobre la educación.-
Descrição: dc.descriptionEn prenant le archive comme un lieu physique et épistémologique, l'objectif est de réfléchir à ce qu'il peut témoigner pour le travail de l’historien de l’éducation. En dialoguant avec l'historiographie sur le rôle des archives dans l'écriture de l'histoire, au début, il réfléchit sur la relation entre les archives, la mémoire et l'histoire. Puis, se discute ses deux different niveaux de témoignage à la recherche historique-educative: le témoignage intentionnel et non intentionnel sur l'éducation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsHistória da Educação - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200279&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - história-
Título: dc.titleO testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação-
Título: dc.titleThe evidence of archives and the work of historians of education-
Título: dc.titleEl testimonio de los archivos y el trabajo del historiador de la educación-
Título: dc.titleLe témoignage des archives et le travail de l’historien de l’éducation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.